Volta às aulas para os alunos da Rede Municipal de Educação de Aparecida de Goiânia

Postado em:03/08/2023

Todas as unidades escolares do município continuam contando com um Guarda Civil para maior segurança dos estudantes, além de câmeras de videomonitoramento conectadas 24h

Esta quinta-feira, 03, foi marcada pelo retorno das aulas para mais de 55 mil crianças da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, matriculadas na Rede Municipal de Educação de Aparecida de Goiânia. A abertura solene do semestre já é uma tradição no município e, desta vez, aconteceu no período da manhã na Escola Municipal de Educação Integral (EMEI) Darcy Ribeiro, no setor Comendador Walmor.

Durante a abertura solene, a secretária de Educação, professora Idelma Oliveira, destacou a recomposição da aprendizagem como uma das ações pedagógicas relevantes para este começo de semestre, como meio de assegurar a qualidade da formação dos estudantes. Também pontuou acerca dos trabalhos que a Secretaria Municipal de Educação (SME) deve realizar no âmbito da Educação Infantil. “Olhamos a educação como um todo. Queremos que ao final do ano letivo a criança saia de uma etapa com a bagagem necessária para frequentar a série seguinte”, comentou.

A EMEI Darcy Ribeiro, que atende mais de 650 crianças da primeira fase do Ensino Fundamental, recebeu os estudantes de maneira festiva, com apresentações musicais conduzidas pelo maestro Francinaldo Rodrigues e de danças realizadas pelas professoras da unidade. “É uma alegria receber as nossas crianças para mais um semestre e temos certeza de que vamos poder desenvolver diversas atividades interessantes e fazer a diferença na vida dos nossos alunos”, prometeu a professora Ailza Cristina Oliveira, diretora da unidade escolar.

Moradora da região e com dois filhos matriculados na EMEI, a dona de casa, Milca Rodrigues, 42,  comentou sobre a expectativa dela e dos filhos Kaio Guilherme e Gustavo Henrique, 10 e 07 anos, respectivamente. “Meus filhos gostam muito desta escola e eu, como mãe, sinto que aqui elas estão seguras e adquirindo conhecimentos que vão levar para a vida”, salientou.

Segurança e trânsito na porta das escolas

No retorno das atividades escolares, os estudantes e professores das escolas e CMEIs contarão também com uma outra ação importante da Prefeitura, que é o Programa Escola Segura. Nesta iniciativa, que envolve a Secretaria de Segurança Pública e a Secretaria Executiva de Mobilidade e Trânsito, a gestão municipal deverá destacar equipes da Guarda Civil Municipal (GCM) e da Secretaria Municipal de Trânsito de Aparecida (SMTA), que se encarregarão da segurança, realizando rondas  no entorno das unidades e orientando os condutores na porta das escolas, nos horários de entrada e saída dos alunos. As escolas continuarão contando com os botões de pânico e com o serviço de videomonitoramento, a fim de resguardar a comunidade escolar. “A presença da Guarda Municipal nas escolas é uma determinação do prefeito Vilmar Mariano e deve acontecer durante todo o horário de funcionamento das unidades”, garantiu o secretário de Segurança Pública, Tales de Castro, durante a solenidade de abertura do semestre.

De forma também permanente, a GCM deverá executar nas escolas um programa de palestras. Ao longo do semestre, serão debatidos temas como prevenção ao bullying, a abusos sexuais e a ataques nas unidades de ensino. No total, serão 21 temáticas voltadas para a promoção da cidadania.

Elias Santos, diretor de Educação para o Trânsito da SMTA, acrescentou que equipes da Secretaria vão intensificar nesta primeira semana de aulas as ações educativas na porta das escolas para garantir o cumprimento das normas de trânsito. Segundo ele, as principais infrações flagradas pelos agentes envolvem o não uso do cinto de segurança, que é infração grave punida com cinco pontos na CNH e multa de R$ 195,23. No caso dos carros, o transporte de crianças fora da cadeirinha de proteção constitui infração grave e de menores de 10 anos em motocicletas, infração gravíssima, o que pune os condutores com sete pontos na CNH e multa de R$ 293,47. Uma outra infração comum é a parada em fila dupla, que é uma infração média, que pune o infrator com quatro pontos na CNH e multa de R$ 130,16. “Neste momento, as ações são educativas, orientando os condutores. Mas se persistirem as infrações, nossas equipes estarão fiscalizando e multando aqueles que descumprirem as regras do Código de Trânsito Brasileiro”, finalizou Elias.