Secretária e equipe técnica reúnem-se com gestores das unidades de ensino para alinhar atuação no semestre

Na manhã da última quinta-feira, 15, a secretária de Educação Valéria Pettersen, juntamente com a equipe de profissionais que atuam na Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Turismo (Semect), reuniu-se com os gestores da rede municipal de Aparecida para debater a pauta da Educação de Aparecida para este segundo semestre do ano de 2019.

O encontro aconteceu durante todo o período da manhã, no auditório da UEG de Aparecida, Setor Conde dos Arcos e recebeu também como convidados o diretor da Faculdade de Ciência e Tecnologia da UFG, Campus de Aparecida de Goiânia, professor Júlio Cesar Valandro, e a advogada da empresa WebPrev, Cristiana Jacinto Diniz.

Júlio Valandro aproveitou o momento para formular o convite à rede municipal de ensino a participar de um seminário que está sendo promovido pela Universidade Federal de Goiás com o tema “Alimentação Escolar Agricultura Familiar”, a acontecer no próximo dia 22, na Biblioteca Central do Campus II/UFG. Valandro destacou a importância da presença dos gestores no encontro que, segundo explica, deverá debater os desafios na operacionalização do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). “Abordaremos pontos de interesse diretamente vinculados à educação e às escolas”, adianta.

Como representante da empresa encarregada de realizar o primeiro censo previdenciário de Aparecida, que será realizado de 09 de setembro a 14 de novembro no Aparecidaprev e no Centro Cultural José Barroso, Cristiane Jacinto, por sua vez, explicou como será feita a atualização cadastral dos cerca de oito mil servidores, entre ativos, aposentados e pensionistas.

A advogada esclareceu que o censo é uma exigência do Ministério da Economia do Governo Federal, obrigatório a todos os funcionários efetivos, que podem ter os seus proventos bloqueados em caso de não cumprimento da medida. “É uma ação importante para que os institutos possam prever despesas com seus segurados”, justificou. Segundo a advogada, até o presente momento, toda a política de uso dos recursos e de cálculo atuarial é feita com base nos dados do IBGE que, segundo afirma, seriam antigos.

Dando evidência à pauta própria da pasta da Secretaria da Educação, Valéria Pettersen explicou aos gestores como está sendo desenvolvido o cronograma das eleições para os gestores municipais, previstas para novembro. Entre outros temas, tratou também da questão da implantação do Programa dos Estagiários, previstos para atuarem nos contraturnos das unidades de ensino, ação que já se encontra em fase de implantação.

Outra pauta de relevo e também relacionada à questão cadastral em cumprimento a mais uma exigência do Governo Federal foi pontuada pelo coordenador administrativo de Recursos Humanos da Semect, Júlio César. Aos gestores, ele pediu celeridade no encaminhamento da documentação dos servidores lotados em suas respectivas unidades, já que o prazo de conclusão de todo o processo deve expirar no próximo dia 23. “À medida que o diretor das unidades forem recebendo a documentação de seu pessoal, já podem ir encaminhando ao departamento do RH na Secretaria”, advertiu.

Durante o encontro, a secretária Valéria Pettersen informou sobre a compra de materiais, sobre a previsão de instalação de parques recreativos nos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmei) e sobre o andamento do programa de reformas das escolas. No caso específico das reformas, segundo assegurou, o processo já se encontraria em fase bastante adiantada. “Aconselho, inclusive, que os gestores já comecem a elaborar uma relação de prioridades, uma espécie de check-list, para facilitar o trabalho da empresa encarregada das obras”, finalizou a secretária.