Secretaria de Educação entrega certificados do Curso de Formação em Gestão Escolar

Professores e funcionários administrativos das escolas municipais que participaram do curso de Formação em Gestão Escolar ofertado pela Secretaria de Educação de Aparecida de março a junho deste ano, receberam, na última terça-feira, 3, os certificados de conclusão do curso, durante solenidade que lotou o auditório da UEG de Aparecida, Setor Conde dos Arcos.

A abertura do evento foi marcada por exibições da Banda Sinfônica do Município, sob a regência do maestro Rogério Francisco. Além dos profissionais que compõem o quadro técnico da pasta, compareceram para prestigiar a ocasião a secretária de Educação, Cultura e Turismo, Valéria Pettersen, o presidente regional do sindicato dos professores (Sintego), Valdeci Português, e o vereador Aldivo Araújo, por sua vez, representando o poder legislativo.

O curso, que é pré-requisito em caso de candidatura ao cargo de gestor de qualquer uma das unidades educacionais da rede municipal de Aparecida, foi ofertado gratuitamente a todos os funcionários, interessados ou não, em participar do processo eleitoral que está marcado para 29 novembro deste ano. As aulas foram ministradas nos turnos matutino, vespertino e noturno, pelo Centro de Formação dos Profissionais de Educação (CEFPE), entre os meses de março a junho, em 12 encontros presenciais que aconteceram quinzenalmente.

Valdeci Português, presidente regional do Sintego, elogia secretária Valéria Pettersen (ao centro) por garantir o processo democrático nas escolas: “Eleição de diretores é uma conquista da categoria”, lembrou.

“Os encontros presenciais serviram para promover a compreensão dos cursistas sobre como funcionam as unidades educacionais, desde a sua parte organizacional e pedagógica, até a gestão dos recursos financeiros”, explicou a diretora do CEFPE, professora Maria Lúcia Pacheco. Segundo explica, o curso serviu para que, durante a formação de 80 horas, das quais 60 teriam sido presenciais, os participantes, sobretudo, no caso dos interessados em concorrer nas eleições para diretor deste ano, pudessem se antecipar elaborando seus planos de gestão com vistas a ser desenvolvido na unidade, com foco nas atividades político-administrativas, didático-pedagógicas e na gestão democrática e participativa.

A compreensão de que todos devem trabalhar no sentido de promover o sucesso da unidade de ensino e a superação dos conflitos decorrentes do processo eleitoral foi um dos destaques dado pela secretária da Educação ao falar da importância da realização do curso de Formação em Gestão Escolar. Conforme acredita, o curso serviu para oferecer uma visão básica de que a gestão não é uma tarefa fácil e que depende da contribuição de todos. “A proposta serviu para mostrar a todos os candidatos ao cargo de gestor que independente dos resultados, é do processo amigável da disputa, do respeito ao outro é que se constrói uma grande escola”, enfatizou.

Depoimentos

Cleonice Cortes de Souza é professora e atua no Cmei Santa Terezinha, localizado no Jardim Monte Cristo

Professora no Cmei Santa Terezinha, Jardim Monte Cristo, a pedagoga Cleonice Cortes de Souza, 34, comentou sobre as razões de sua participação no curso de Formação em Gestão Escolar. “Este certificado é resultado de muito aprendizado, porque, até então, eu não conhecia nada de gestão”, confessa acrescentando que, embora seja um processo complexo, a gestão é uma atividade interessante e para a qual, a partir de agora, se sente preparada.

Professora Arlene Pereira dos Santos, atual diretora do Cmei Manoel Alves que fica no Setor Retiro do Bosque

Para Arlene Pereira dos Santos, 37, pedagoga que atualmente é a gestora do Cmei Manoel Alves, Setor Retiro do Bosque, o curso ofertado serviu para preparar os interessados em ocupar o cargo de gestor, para que possam gerir a escola pública promovendo a qualidade. “Eu fui surpreendida com a proposta, com a dinâmica de execução do curso e quero, nesta oportunidade, parabenizar aos organizadores, porque superou e muito as minhas expectativas”, arremata.

Professor Delson Vieira dos Santos é o atual diretor da escola municipal Ari Caetano, Setor Cidade Vera Cruz

Na avaliação de Delson Vieira dos Santos, 48, professor de geografia e atualmente gestor da escola municipal Ari Caetano, Setor Cidade Vera Cruz, o curso teria sido fundamental para fornecer o aprimoramento para quem já é gestor e para aqueles que futuramente serão gestores. “Seria importante que todos os professores se envolvessem nesse tipo de formação e que, do mesmo modo, se envolvam no processo democrático, porque o processo eleitoral traz o amadurecimento para as pessoas, para o corpo docente da escola, para a comunidade escolar de uma forma geral”, conclui.