Tudo que você precisa saber sobre as matrículas 2019

MATRÍCULAS 2019: INSCRIÇÕES DE 07 A 18 DE JANEIRO

Os pais ou responsáveis que buscam vagas na rede municipal de ensino de Aparecida de Goiânia terão de 07 a 18 de janeiro para matricular os filhos. Desta vez, as matrículas da Educação Infantil e do Ensino Fundamental serão feitas em dias separados. De 07 a 11 de janeiro, é o período para quem deseja uma vaga nas séries de 1º ao 9º Ano. Já os interessados em vagas na Educação Infantil deverão acessar o sistema de matrículas entre os dias 14 e 18 de janeiro.

Para este ano de 2019, foram disponibilizadas 14 mil novas vagas nas unidades da rede municipal, as quais poderão ser requisitadas por meio de ligação gratuita no sistema de telematrículas, no número 0800 607 0040, ou pelo sistema online de matrículas, cujos links encontram-se disponíveis no site da Prefeitura Municipal e nesta plataforma da Secretaria Municipal de Educação. Além disso, com o pensamento de dinamizar ainda mais o fluxo de inscrição, foi criado também o Matrícula Aparecida, um aplicativo para celulares que, inclusive, já se encontra disponível e pode ser baixado no Play Store.

Neste ano de 2019, a matrícula na rede municipal de educação de Aparecida será realizada por meio de dois procedimentos. Compreenda, portanto, o passo a passo.

1º PASSO: INSCRIÇÃO

Para fazer a inscrição, será necessário que o pai ou o responsável, atentando para os períodos específicos de cada caso, entre em contato com o sistema de matrículas, seja pelo número 0800 607 0040 ou pelo sistema online, e efetue a inscrição desejada.

2º PASSO: CONFIRMAÇÃO DE MATRÍCULA

Para confirmar a matrícula, o pai ou o responsável terá até o dia 18 de janeiro e deverá se dirigir à própria unidade escolar requerida para o filho e, em casos específicos, à própria sede da Secretaria de Educação e Cultura, por sua vez, localizada na rua 04, setor Araguaia, bem próximo ao terminal de ônibus Araguaia.

NA ESCOLA

A confirmação na própria unidade escolar é exclusiva para pais ou responsáveis que solicitarem vagas na escola regular da rede municipal de ensino. A escola regular funciona em turnos alternados, matutino e vespertino, e oferece vagas que podem ir desde os agrupamentos 4 e 5 até o 9º ano do Ensino Fundamental. Neste caso, depois de efetivada a inscrição do filho, o pai ou o responsável deverá comparecer à escola, portando originais e cópias de documentos pessoais e da criança, além do comprovante de endereço.

NA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E CULTURA

A matrícula que precisa ser confirmada diretamente na sede da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, no endereço especificado acima, é aquela que for solicitada para as Escolas Municipais de Educação Integral (EMEI), que oferecem vagas de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Também deverão se dirigir à Secretaria de Educação, os pais que tenham efetuado inscrição para uma das vagas nos Centros Municipais de Educação Infantil (Cemeis), que atendem crianças de 6 meses a 5 anos. Nos dois casos, além dos originais e cópias de documentos pessoais e da criança, da cópia da comprovação de endereço, deve-se ainda ser feita a comprovação de que a família esteja inscrita no programa Bolsa Família do Governo Federal.

CENTRAL DE MATRÍCULA

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura, preocupada em democratizar ainda mais o acesso, afim de que os cidadãos aparecidenses possam, de fato, matricular sua criança na rede municipal de ensino de Aparecida, além de disponibilizar o telefone gratuito (0800 607 0040) e a matrícula por meios eletrônicos no site da Prefeitura Municipal (www.aparecida.go.gov.br) e da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (www.educacao.aparecida.go.gov.br), coloca à disposição dos pais e responsáveis, que por alguma razão não disponham de condições de acesso às redes de internet, uma Central de Matrícula que funcionará na sede da Secretaria, durante o período estipulado para a inscrição, de 07 a 18 de janeiro. Desse modo, bastará, portanto, que a pessoa interessada se dirija até a Secretaria de Educação, veja o endereço acima, onde encontrará à disposição um terminal de computador com internet e atendente, por meio do qual poderá efetivar a matrícula desejada, preenchendo assim uma das 14 mil novas vagas que disponibilizamos para este ano letivo de 2019.