Projeto Secretaria nas Escolas visa aproximação com unidades da rede em Aparecida

Com o objetivo de vivenciar in loco o desenvolvimento das atividades nas escolas, de verificar as principais demandas e de conhecer de perto as eventuais dificuldades enfrentadas pelas unidades de ensino da rede municipal, a Secretaria de Educação de Aparecida iniciou nesta segunda-feira, 09/09, uma importante medida que deve aproximar ainda mais os departamentos da pasta das instituições escolares.

O programa “A Secretaria nas Escolas”, que deve acontecer periodicamente e contemplar todas as regiões do município, realizou sua primeira edição na escola municipal Da Paz, Setor Jardim Florença. A abertura oficial aconteceu às 9h com a palavra da secretária de Educação, Cultura e Turismo (Semect), Valéria Pettersen, que, na ocasião, ressaltou a intenção da ação. “É uma medida que nos aproxima e que nos permite ver como vêm sendo desenvolvidas as ações nas escolas, quais são as principais demandas e como solucioná-las”, explicou a secretária.

Fizeram-se presentes na solenidade de abertura os funcionários da Secretaria de Educação, cada qual, representando seu departamento na estrutura da Semect, os diretores das unidades da rede municipal e o vereador Erivelton Contador. O parlamentar, inclusive, por ocasião de seu discurso, elogiou e parabenizou a iniciativa da secretária que, em sua avaliação, seria uma das pessoas mais dinâmicas da gestão do prefeito Gustavo Mendanha, que vem se desdobrando para dar solução para as principais demandas da educação aparecidense. “Minha função é acompanhar e verificar como vêm sendo desenvolvidos os trabalhos da prefeitura e a secretária Valéria está de parabéns pelo bom trabalho prestado à frente da Educação do nosso município”, reiterou.

Valéria Pettersen dialogando com diretores e quadro técnico da rede municipal de Aparecida

O evento serviu principalmente para que os superintendentes, coordenadores e subcoordenadores de departamentos da Secretaria pudessem repassar informações de interesse do grupo de gestores presentes.O coordenador administrativo de Recursos Humanos, Júlio César, por exemplo, explicou aos gestores como eles devem proceder no caso do cadastramento previdenciário, aberto para os servidores desde o dia 9 e que requer o comparecimento destes em um dos pontos onde está sendo realizado o serviço de atualização cadastral.

Luciane Bernini, subcoordenadora de Programas e Projetos da Semect, aproveitou a oportunidade para tirar dúvidas dos gestores e orientá-los com respeito aos principais pontos relacionados ao Programa de Estágio Remunerado. Em vigor a partir deste mês de setembro, o programa deve alcançar alunos de 42 escolas, oferecendo-lhes, atividades complementares de reforço escolar nas disciplinas de língua portuguesa e matemática, língua estrangeira moderna, atividades ligadas ao esporte e à cultura, além do ensino de robótica. As aulas devem acontecer nos contraturnos dos alunos matriculados nas próprias unidades educacionais, nos Pontos de Cultura e na Escola de Arte.

Como coordenadora de Inspeção Escolar, Cecília Honória recomendou aos gestores que se atenham quanto à data de vencimento dos mandatos dos membros dos Caixas Escolares de suas respectivas unidades de ensino. Segundo explicou, há riscos da escola comprometer o repasse dos recursos em caso de perda de prazos de atualização cartorial. “Caso um membro tenha saído, é preciso fazer somente alteração do nome daquele membro, mas no vencimento do mandato é preciso proceder uma nova eleição”, explicou a coordenadora, acrescentando que a alteração das informações de membros que participam das Unidades Executoras Financeiras podem ser feitas com até seis meses antes do vencimento do mandato vigente.

Diretora da unidade escolar Da Paz, a pedagoga Ronice Maria de Oliveira Borges faz uma avaliação positiva da proposta da Secretaria de Educação ao decidir atuar seguindo um modelo de gabinete itinerante. Na sua opinião, a medida servirá para estreitar ainda mais a relação com as unidades de ensino, permitindo que a secretária e o corpo técnico da Educação vivencie a rotina escolar, tomem conhecimento dos projetos em andamento, façam uma avaliação e contribuam com o aprimoramento das ações das instituições escolares da rede. “Vejo com muito bons olhos a secretária ir para dentro das unidades, porque quando a hierarquia se horizontaliza pode ser um grande passo para que aconteça grandes transformações”, aposta a diretora.