Prefeitura entrega reforma da EMEI Darcy Ribeiro

Postado em: 29/08/2023

Com 4,9 mil metros de área construída, a escola possui 18 turmas e atende cerca de 650 estudantes matriculados em séries de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental 

A Prefeitura de Aparecida realizou na tarde desta terça-feira, 29, mais uma solenidade de entrega do Programa Cuidar de Nossa Escola é Dever de Todos. Desta vez, foi a Escola Municipal de Educação Integral (EMEI) Darcy Ribeiro, que fica no setor Comendador Walmor. A unidade escolar, que atende mais de 650 estudantes de séries de 1º ao 5º ano, foi amplamente reestruturada e entregue para a comunidade escolar completamente revitalizada.

A obra envolveu, entre outras coisas, serviços de demolição de paredes e a execução de alvenarias, a fim de modificar e adequar os espaços internos. Os sistemas elétrico, hidráulico, sanitário e de captação das águas pluviais também foram completamente restaurados, o que deve oferecer mais segurança e garantir o bom andamento das atividades escolares. 

Para o prefeito Vilmar Mariano, a conclusão da obra do setor Comendador Walmor é um marco da sua gestão. Trata-se de uma edificação antiga, construída nos primeiros anos da década de 1990 pelo Governo Federal e que, em 2018, a Prefeitura recebeu do Estado via processo de municipalização. “São quase cinco mil metros de área construída, com pavilhões de salas de aula, quadra poliesportiva e áreas administrativas, que a partir da reforma ganharam uma nova cara para garantir mais conforto e segurança aos nossos alunos e servidores”, comentou.  

De acordo com a diretora da Emei Darcy Ribeiro, professora Ailza Cristina, com a reforma da escola, haverá espaços mais adequados para a realização das atividades pedagógicas e para a convivência dos alunos. É o caso, por exemplo, das aulas de Educação Física que, a partir de agora, acontecerão na quadra poliesportiva. “Antes da reforma, a quadra não tinha condições de uso porque estava completamente deteriorada, com o piso quebrado, sem alambrados e infestada de pombos, o que gerava insegurança nos professores e trazia riscos para a integridade das crianças. Com a reforma, esses problemas foram solucionados”, destacou. 

Além da reforma estrutural e de revitalização, que incluiu serviços de pintura, de instalação de novas esquadrias, portas, forro e vidros temperados, a unidade escolar recebeu também uma sala própria para o Atendimento Educacional Especializado (AEE). No local, serão atendidos os estudantes que fazem parte do público alvo da inclusão escolar. Para a secretária de Educação, professora Idelma Oliveira, garantir a condição pedagógica de todos os estudantes é prioridade da Secretaria Municipal de Educação.“Todas as crianças matriculadas na nossa rede são merecedoras de espaços adequados que assegurem a qualidade do ensino e aprendizagem. Com a reforma da EMEI Darcy Ribeiro, estamos fazendo valer o direito das crianças da inclusão escolar”, finalizou a secretária. 

Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park
CEP: 74.968-500
Horário de Funcionamento:
08h as 11h30 - 13h as 17h30
Telefone: (62) 3545-5800 / 3545-5801

educacao@aparecida.go.gov.br
Telefone: (62) 3545-5949

Rua 04 com Rua 05, Qd. JA, Área Pública S/N, Setor Araguaia, CEP: 74981-040

RECEBA NOTÍCIAS NO SEU EMAIL