Prefeitura anuncia medidas de apoio à segurança das escolas e CMEIs

Postado em: 12/04/2023

Encontro reuniu as secretarias de Educação e Segurança e, entre as medidas anunciadas pelo prefeito, está o reforço no policiamento e a instalação de um dispositivo de alerta

Diante da onda de violência que tem acontecido pais afora e com a sequência de ameaças que as escolas vêm recebendo, tirando a tranquilidade de alunos, pais e professores, a Prefeitura de Aparecida de Goiânia anunciou nesta quarta-feira, 12, um pacote de medidas preventivas com o intuito de dar segurança para as escolas e CMEIs de sua Rede Municipal de Educação.

As medidas foram anunciadas durante um encontro que aconteceu pelo período da manhã na Escola Municipal de Educação Integral (EMEI) Darcy Ribeiro, no setor Comendador Walmor, envolvendo o prefeito Vilmar Mariano, o secretário de Educação, professor Divino Gustavo, e o secretário da Segurança Pública do município, Roberto Cândido, além das forças constituídas pela Polícia Civil,  Polícia militar e Corpo de Bombeiros.

Uma das medidas anunciadas pelo prefeito é a intensificação imediata da segurança nas Escolas Municipais e nos CMEIs, com a presença diária das equipes da Guarda Civil Municipal (GCM). A proposta é contemplar 94 unidades de ensino da rede nos dois turnos das aulas e, com a ação, a Prefeitura acredita que será coibida a presença nas imediações dos prédios escolares de pessoas estranhas ao processo educacional. “Com a Guarda Civil na frente e nos pátios das escolas de Aparecida estamos dando uma resposta de como a Prefeitura está preocupada com a situação e acreditamos que, assim, estamos levando mais tranquilidade aos pais, diante de tudo que vem acontecendo no país e no estado neste momento”, ponderou o prefeito.

O prefeito determinou ainda que a Secretaria Municipal de Educação (SME) acelere a implantação do controle biométrico de acesso aos prédios escolares. O aparelho servirá para identificar as pessoas que acessam o interior das unidades educacionais regularmente. “O projeto, no momento, já se encontra em fase de teste em uma de nossas escolas e esperamos que em breve seja implantado em toda a rede”, justificou o titular da pasta, professor Divino Gustavo, lembrando que as escolas CMEIs já são monitorados por um conjunto de mais de 1,5 mil câmeras e adiantando que a SME está trabalhando no sentido de criar um Comitê da Paz, com a presença de familiares, servidores e membros das forças policiais e dos Bombeiros.

Outra medida anunciada é a de que a Prefeitura já está instalando nos prédios escolares um dispositivo de alerta para casos que exigirem a mobilização imediata das forças de segurança em Aparecida. O Botão do Pânico, como está sendo apelidado o dispositivo, estará vinculado ao sistema de videomonitoramento da Guarda Municipal que, em face de qualquer incidente, deslocará para o local da ameaça as equipes necessárias para fazer frente à situação. “Já testamos o dispositivo em várias unidades. Aqui na EMEI, por exemplo, quando acionada, a GCM consegue chegar em cinco minutos, já munida de todas as informações”, assegurou o secretário municipal de Segurança Pública, Roberto Cândido.

Presente no encontro, o deputado estadual Veter Martins (Patriota) elogiou as medidas adotadas pelo prefeito Vilmar Mariano e pelo governador Ronaldo Caiado. “São medidas enérgicas, pensadas em resultados a médio e longo prazo, com a instalação do Comitê de Paz”, destacou o parlamentar.

A ocasião foi prestigiada pelos vereadores Isaac Martins (Patriota), Camila Rosa (PSD), Edinho (Agir) e Diony Nery (PSDB) e também pelos secretários municipais Ozéias Laurentino (Comunicação) e Aldivo Araújo (Desenvolvimento Urbano).

Fonte: Gedeon Campos e Juliana Fulquim