OAB Aparecida promove palestra sobre cidadania na Escola Municipal Raimundo Coelho dos Santos

Na última sexta-feira, 30, foi a vez da Escola Municipal Raimundo Coelho dos Santos, no Setor Marista Sul, receber a ação da OAB Cidadania. O projeto, que é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Turismo (Semect) e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Seção Aparecida, aconteceu no período da manhã, entre 8 e 11 horas com palestra voltada para o público de crianças matriculadas na unidade nas duas fases do Ensino Fundamental.

O tema apresentado nesta edição do projeto para os alunos da Escola Raimundo C. dos Santos foi sobre o Bullying com ênfase nas características, consequências e formas de combatê-lo. Durante a palestra, a advogada Raniely Gomes de Oliveira procurou oferecer aos alunos as noções que definiriam o conceito e ressaltou também quais seriam os tipos de comportamentos que poderiam ser considerados como formas de bullying.

“Trata-se de uma forma de violência que pode produzir tragédias muito graves e colocar em risco a vida de muita gente”, alertou a advogada junto aos alunos, ilustrando para eles os riscos de malefícios que poderiam advir das práticas de intimidação, constrangimento ou humilhação, coisas que ocorrer em ambientes escolares.

Raniely Gomes de Oliveira, advogada, palestrante da edição do projeto na escola municipal Raimundo Coelho dos Santos

A advogada procurou fortalecer sua argumentação citando casos de violência de grande repercussão no país e no mundo e que, segundo teriam apontado as investigações, entre as motivações para o crime estaria inclusive a prática de bullying. O recado foi compreendido pelos alunos, a exemplo de Letícia Santana Silva, 10, estudante do 5º ano, que, ao final, ressaltou a importância das explicações recebidas. “Eu aprendi mais sobre o que é o bullying e também entendi que muitas vezes as pessoas não têm coragem de revelar que estão sofrendo algum tipo de agressão”, comentou.

A opinião de Davyd Guilherme Nunes Rocha, 10, também aluno do 5º ano, não é diferente. Segundo ele, não é incomum que os colegas de escola provoquem uns aos outros em atitudes que ultrapassam dos limites da brincadeira. “A palestra que tivemos hoje é importante porque incentiva as pessoas que sofrem bullying a procurar ajuda, porque a maioria delas não tem coragem de denunciar”, destacou.

Ao final da palestra, a advogada falou da importância do trabalho com as crianças da Escola Raimundo Coelho dos Santos. “Vejo como algo muito relevante poder falar de um tema tão significativo e necessário diretamente com as crianças”, comentou. Ela também destacou que, diferente do adulto, que é cheio de vícios e resistência, as crianças estão sempre mais propensas a aprender e recebem essas discussões com maior energia, assimilando e adotando as orientações como parte de seu aprendizado. “A gente vê que é na base que devemos investir, porque é na fase de infância e da adolescente que eles assimilam o que ensinamos para fazer a diferença na sua vida adulta”, pontuou a palestrante.

Ciclo de Palestras

O Projeto OAB Cidadania é um parceria entre a rede municipal de Educação de Aparecida e a Ordem dos Advogados do Brasil (Subseção Aparecida). As palestras seguirão até dezembro de 2019 voltadas aos alunos da Rede Municipal com base em temas como: Cidadania, Violência Doméstica, Bullying, Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), Direito do Consumidor, Direito de Família, Direito do Trabalho, Direito da Mulher, Direito Ambiental entre outros temas de semelhante relevância.