Matrículas: cinco mil inscrições só no primeiro dia

Foi intenso o primeiro dia de matrículas para alunos novatos da rede municipal de ensino de Aparecida de Goiânia. Só nesta segunda-feira (07/01) o sistema registrou mais de cinco mil inscrições. Esta primeira etapa é destinada apenas a candidatos que buscam vagas nas séries do Ensino Fundamental de 1º ao 9º ano, cujas inscrições seguem abertas até o próximo dia 11. A demanda de inscrições verificada no dia inicial de matrículas já estava nas previsões da própria Secretaria de Educação e Cultura, que colocou à disposição da população acesso gratuito por meio de telefone, por aplicativo de celulares, em links de acesso nos sites oficiais da prefeitura, além de também disponibilizar uma Central de Matrícula que, só no primeiro dia, recebeu aproximadamente 500 pessoas, entre pais e responsáveis, interessadas em fazer inscrição.

Chefe de gabinete da Secretaria de Educação e Cultura e Coordenador da Central de Matrículas, Cassiano Souza comemorou o sucesso desta primeira etapa de inscrição, principalmente no que diz respeito ao atendimento na Central de Matrículas. “Geralmente, as pessoas que buscam o serviço diretamente na Secretaria de Educação é porque possuem alguma dificuldade com plataformas digitais e, neste caso, puderam encontrar aqui profissionais qualificados para lhes dar o suporte necessário e efetivar a inscrição desejada”, explica.

O início do período de matrículas da rede municipal de Aparecida movimentou também a agenda da secretária da pasta no dia de ontem, segunda-feira, 07/11. Além das matérias jornalísticas realizadas na própria sede da Secretaria de Educação, Valéria Pettersen precisou se deslocar até estúdios dos principais canais de rádio e TV da Capital, para participar ao vivo durante as programações de jornalismo, a fim de dar entrevistas e explicar para a população de que modo será possível fazer a matrícula, quais os pormenores implicados no ato de inscrição e qual a documentação necessária para que as famílias possam ter os filhos vinculados à rede municipal.

Diferente de anos anteriores, o sistema de matrículas deste ano foi desenvolvido pensando em dar mais agilidade para o processo. Por meio de um método inteligente que utiliza o Código de Endereço Postal (CEP), a plataforma exige a inserção do CEP e automaticamente identifica as escolas disponíveis no raio de até três quilômetros e destina a criança para ocupar uma das vagas disponíveis na unidade de ensino mais próxima da residência do requerente. Essa foi a dificuldade de compreensão por parte de alguns pais que já tinham em mente matricular o filho numa escola de sua preferência, mas que estava fora do raio estabelecido para o CEP de sua residência. A outra questão diz respeito às crianças que completam seis anos depois do dia 31 de março, idade de corte que faz com que o sistema não reconheça a matrícula da criança. Esses casos estão sendo resolvidos pontualmente, mas para isso é necessário que o pai ou o responsável procure a Secretaria de Educação e Cultura, que fica no Setor Araguaia, nas proximidades do terminal de ônibus.