Ensino Fundamental: inscrições seguem abertas até dia 18

MESMO COM O ENCERRAMENTO DA CAMPANHA, AS VAGAS DISPONIBILIZADAS PARA O ANO DE 2019 PODERÃO SER REQUISITADAS PELA POPULAÇÃO DIRETAMENTE NA PLATAFORMA DE MATRÍCULAS DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE APARECIDA DE GOIÂNIA

O período de matrículas para o Ensino Fundamental da rede municipal de Aparecida de Goiânia, programada para efetuar o maior número de inscrições em massa, encerrou-se oficialmente na última sexta-feira, 11/01. Programada para acontecer de 07 a 11 de janeiro, neste ano letivo de 2019, foram ofertadas 10 mil novas vagas para as modalidades de 1° ao 9° ano, envolvendo além de escolas regulares com turnos matutino e vespertino, as quatro unidades do município que atendem em período integral.

De acordo com a Coordenadoria de Matrículas, considerando que nem todas as vagas ofertadas foram preenchidas até o encerramento da campanha em 11 de janeiro, no caso do Ensino Fundamental, os interessados podem continuar acessando normalmente a plataforma. “O sistema ficará aberto até preencher o limite de vagas disponibilizadas para  este ano letivo de 2019, para que nenhuma criança de Aparecida de Goiânia fique fora da sala de aula”, explica Cassiano Souza, coordenador da campanha de matrículas e chefe de gabinete da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Aparecida de Goiânia.

Do total das vagas ofertadas, aproximadamente 7 mil foram ocupadas durante os cinco dias da campanha. O sistema registrou maior fluxo de procura somente no primeiro dia, quando foram contabilizadas mais de 5 mil inscrições, sendo que, destas, cerca de 1,5 mil apenas nos primeiros minutos de abertura da campanha. Foi assim, por exemplo, no caso das ofertas para as escolas de tempo integral, cujas vagas foram ocupadas logo que o sistema ficou disponível para o acesso.

A Prefeitura de Aparecida, preocupada em oportunizar o acesso ao sistema de matrículas para todos os interessados e por reconhecer que muitas famílias, ou não contam com a disponibilidade de redes de internet doméstica, ou porque têm dificuldades para se relacionarem com plataformas digitais, disponibilizou máquinas com pontos de internet e funcionários para o atendimento ao público em sua Central de Matrículas na sede da Secretaria. “Esse tipo de serviço é muito importante, principalmente no caso de famílias de maior carência, já que algumas lan houses estariam cobrando valores de até 10 reais por criança inscrita no sistema”, comenta a secretária de Educação, Valéria Pettersen, no arremate, assegurando que a prestação de serviço continuará na próxima etapa da campanha, de 14 a 18 de janeiro, só que, desta vez, para receber pais e responsáveis que desejarem vagas nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) da Aparecida de Goiânia.