Ensino de robótica nas escolas municipais

O ensino de robótica é uma das novidades anunciadas para este ano letivo de 2019. Deve ser incluído no currículo de todas as escolas municipais de Aparecida de Goiânia, desde as séries iniciais até o último ano do Ensino Fundamental. A ideia, de acordo com informações da Superintendência de Inovação e Tecnologias Educacionais, departamento da Secretaria Municipal de Educação e Cultura responsável pela implantação da proposta, é de que as crianças possam conviver com um aprendizado que envolva as tecnologias associado às matérias de cada série, de maneira que isso possa se traduzir em melhorias para o ensino e para a aprendizagem nas disciplinas do currículo.

As aulas de robótica possuem natureza transversal, serão ministradas como disciplina optativa extracurricular e acontecerão nos contraturnos das unidades de ensino. Para que isso possa ser efetivado na rede, a Prefeitura de Aparecida de Goiânia, por meio de sua Secretaria Municipal de Educação e Cultura, pretende fazer investimentos financeiros com valores que podem chegar à cifra de até quatro milhões de reais. O recurso será utilizado para a modernização das escolas e para a aquisição de produtos que incluirão softwares, laboratórios tecnológicos e carrinhos de robótica, além de assegurar também a formação dos profissionais da rede para atuarem na ministração das aulas.

A ideia de incluir o ensino de robótica nas escolas da rede municipal conta com o empenho pessoal do prefeito Gustavo Mendanha. Nasceu no segundo semestre de 2018, a partir de parceria celebrada com o SESI Aparecida, instituição pioneira na promoção do ensino incluindo inovações tecnológicas. Por meio dessa parceria, a escola municipal Francisco Rafael Campos, localizada no Conjunto Planície, foi transformada em projeto piloto e recebeu do SESI Aparecida, por meio de doação, suporte pedagógico que incluiu mesa e kit de robótica, além da capacitação profissional dos professores.

SUCESSO DO PROJETO PILOTO

Com apenas um semestre de aulas de robóticas na escola Francisco Rafael Campos já foi possível, nesse curto prazo, verificar que a nova disciplina, de fato, exerce importante influência na vida dos alunos, a ponto de alçá-los a patamares bem mais elevados de maturidade, tanto no plano acadêmico, quanto no âmbito das relações interpessoal e motivacional. Depoimentos colhidos em meio a professores participantes do projeto revelam que, em muitos casos, os alunos passaram por um processo de amadurecimento afetivo, de modo a apresentar maior desenvolvimento e melhor rendimento não somente na disciplina específica da matéria de robótica, mas nas demais disciplinas do currículo escolar. A possível explicação para isso seria o fato de eles perceberem que o sucesso na nova disciplina não requer exclusivamente habilidades com instrumentos tecnológicos, mas que é necessário também melhorar o desempenho em disciplinas como português, matemática, ciências e demais matérias. Assim, a disciplina de robótica acaba sendo motivadora para que o aluno melhore seu desempenho escolar global, sobretudo, no que diz respeito às disciplinas críticas do currículo.

DE PROJETO PILOTO À EQUIPE PREMIADA

A motivação para implantar a disciplina de robótica e expandir para todas as unidades de ensino da rede foi fortalecida a partir dos resultados obtidos pela equipe montada com alunos da escola municipal Francisco Rafael Campos, que se sagrou campeã na primeira competição de que participou, concorrendo com alunos de escolas de Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. O Campeonato de Robótica do Centro-Oeste aconteceu nos dias 23 e 24 de novembro, no SESI da Vila Canaã, em Goiânia, de onde a equipe retornou com a conquista de um primeiro lugar entre as equipes de escolas públicas participantes.

A premiação foi recebida com entusiasmo pelo prefeito Gustavo Mendanha, presente na abertura e em parte da competição, acompanhado sempre da equipe de professores e técnicos da Secretaria de Educação e Cultura. Para comemorar o resultado no campeonato, no dia 28 de novembro, Gustavo Mendanha fez questão de receber toda a equipe de alunos e professores, juntamente com a secretária da pasta Valéria Pettersen, ocasião em que os levou em visitação às instalações do futuro paço municipal, onde foi possível conhecer de perto todo o aporte tecnológico em sua fase de instalação no novo prédio, o que inclui além de modernos equipamentos, um sistema próprio de produção de energia solar. A visita foi encerrada no gabinete do prefeito, cujo momento serviu para Gustavo Mendanha reiterar sua mensagem de satisfação com os resultados obtidos e para ele reafirmar o seu compromisso com investimentos na implantação da nova proposta curricular.