Encontro de formação para profissionais da Saúde e da Educação

Encontro pretende consolidar uma rede de proteção à criança e ao adolescente para prevenir casos de automutilação e de suicídio e demais casos de violência doméstica

Escolas municipais, estaduais e particulares participam nesta quarta-feira, 14/08, de uma formação com o objetivo de compreender a atuação da Educação na implantação da Política Nacional de Prevenção da Automutilação e do Suicídio. O evento é uma ação da Secretaria Municipal de Saúde, de seu setor de Vigilância Epidemiológica, e acontecerá das 8:30 às 11:30h, no auditório da empresa Arroz Cristal, que fica às margens da BR-153, no Setor Jardim Cristal.

O encontro de servidores da Educação e da Saúde, que contará com a presença também de membros dos Conselhos da Infância e da Adolescência, servirá para sensibilizar e orientar os profissionais quanto aos procedimentos necessários diante de situações que envolvam agressões sofridas pelas crianças, sejam estas praticadas por automutilação, ou por pessoas do convívio familiar.

Durante a palestra, serão abordados os pontos fundamentais da Lei Federal n°. 13.819/2019 que institui a Política Nacional de Prevenção da Automutilação e do Suicídio. Além das questões ligadas à prevenção da violência autoprovocada, serão debatidos temas como a promoção e o controle da saúde mental e também quanto ao acesso a tratamentos psicossociais.

Conforme antecipa Aline Caixeta, superintendente pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de Aparecida, o encontro servirá para orientar os profissionais das escolas quanto aos meios protocolares de abordagem diante de casos que eventualmente possam surgir nas unidades de ensino. “Apesar de não termos ainda dados estatísticos quanto à densidade de ocorrências, sabemos que os casos de automutilação e de suicídio entre crianças vêm crescendo nos últimos anos, de maneira que a ação formativa e o cumprimento da Lei Federal deve fortalecer a nossa rede de proteção  à criança e ao adolescente aqui em Aparecida de Goiânia, sistematizando a atuação das escolas e dos profissionais”, arremata.

Evento: Sensibilização e Capacitação de Notificações de Violência Interpessoal/Autoprovocada para a Rede de Educação

Local: auditório Arroz Cristal (Empresa Cristal Alimentos, BR-153, S/N°, Jardim Cristal)

Horário: abertura às 8:30h./ Encerramento: 11:30h.

Público: profissionais da Educação, Saúde e membros dos Conselhos da Criança e Adolescentes.

Ingresso: Entrada Franca