Educação Infantil: matrículas de 14 a 18 de janeiro

Nesta segunda-feira (14/01), a partir de oito horas da manhã, os canais do sistema de matrículas da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Aparecida de Goiânia entrarão em funcionamento para receber inscrições de pais e responsáveis interessados em matricular o filho na modalidade Educação Infantil. Para o ano de 2019, foram colocadas à disposição quatro mil vagas, por sua vez, distribuídas nas escolas e nos 32 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI). As inscrições vão até a próxima sexta-feira (18/01), prazo limite também para que os pais confirmem a matrícula na sede da Secretaria de Educação ou nas escolas, a depender do local em que a criança tenha sido matriculada. Para as vagas em escolas municipais, a confirmação será feita nas próprias unidades escolares. Mas no caso das Emeis e Cmeis de Aparecida, os pais ou responsáveis deverão se dirigir até a sede da Secretaria de Educação.

No caso específico da Educação Infantil, os interessados devem ficar atentos porque, apesar do prazo de matrículas ir de 14 a 18 de janeiro, ao que tudo indica, as vagas ofertadas poderão ser preenchidas antes do prazo limite, principalmente no que diz respeito aos Cmeis, cujas vagas podem ser ocupadas assim que o sistema entrar em funcionamento. Neste sentido, a Secretaria Municipal de Educação de Aparecida reconhece que o município possui uma demanda elevada, cerca de 12 mil crianças dependendo de Cmeis, e está trabalhando diuturnamente no propósito de superar o problema. De acordo com a secretária Valéria Pettersen, durante o ano de 2018 foi possível matricular todas as 3 mil crianças que aguardavam por vagas na lista de espera. Desse modo, o número de crianças atendidas estendeu-se de 7 mil em 2017 para 10 mil em 2018.

Conforme explica o coordenador do Sistema de Matrículas e chefe de gabinete da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Cassiano Souza, uma das formas de superar o problema é a construção de novas unidades onde possam funcionar os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI). “Neste sentido, a prefeitura de Aparecida, por meio de nosso prefeito Gustavo Mendanha e da secretária de Educação Valéria Pettersen, tem trabalhado muito. Tanto é que temos em vista já para este ano de 2019 a construção de 15 novos Cmeis”, assegura, observando também que uma das explicações para o crescimento constante da demanda por vagas em Cmeis deve-se ao fato de Aparecida de Goiânia ser uma cidade atrativa, marcada pela constância do fluxo migratório, recebendo pessoas dos mais diversos locais do país, geralmente em busca de oportunidades nos postos de trabalho do município.

Central de Matrícula

Assim como ocorreu no período de inscrição para o Ensino Fundamental, durante os 5 dias da campanha para a Educação Infantil, a Secretaria de Educação e Cultura de Aparecida de Goiânia manterá à disposição dos interessados a Central de Matrículas funcionando no mesmo local, ou seja, na sede da Secretaria de Educação, no setor Araguaia. A ideia é continuar oportunizando para que os pais e responsáveis, uma vez interessados em matricular o filho, mas sem condições necessárias para fazê-lo possam encontrar na Central de Matrícula apoio material e humano para executar o serviço.