Educação de Aparecida anuncia retomada das aulas presenciais

Postagem em: 06/08/2021

Escolas receberão até 30% e aulas serão realizadas em esquemas de rodízio o Ensino Fundamental e para as crianças de 4 e 5 anos da Educação Infantil

As Escolas Municipais, CMEIs e Entidades Conveniadas voltarão a ministrar as aulas presenciais a partir desta segunda-feira, 09. Para falar sobre como será o retorno de alunos para as atividades presenciais, o secretário da pasta da Educação, professor Divino Gustavo, recebeu a imprensa nesta sexta-feira, 06, para uma coletiva que aconteceu às 10h na Escola Municipal Nova Olinda, localizada no Setor Nova Olinda.

De acordo com o secretário, a liberação para a retomada das aulas presenciais, cuja autorização por parte do Comitê de Enfrentamento à Covid-19 em Aparecida de Goiânia foi publicada no último dia 02, segunda-feira, apesar das escolas estarem autorizadas a receber até 50% de seu público, a SME decidiu que, neste primeiro momento, os rodízios pedagógicos acontecerão com o atendimento presencial de até 30%. “Vamos avaliar os cenários durante esse processo e, à medida que os dados forem positivos e que a comunidade escolar for se sentindo segura, iremos avançar no número de crianças até atingirmos a totalidade do público”, explicou o secretário.

No caso dos Centros Municipais da Educação Infantil (CMEIs), que atendem crianças de seis meses a cinco anos e nove meses, o retorno presencial será apenas para os alunos da pré-escola, ou seja, para os agrupamentos IV e V. “As atividades pedagógicas com as crianças dos Agrupamentos I, II e III, cujo público possui de seis meses a três anos de idade, requerem uma proximidade bem maior entre professores e alunos, de maneira que, a partir do diálogo com os gestores dessas unidades de ensino, decidimos que a retomada para essa etapa será somente a partir de setembro, caso tenhamos cenários mais favoráveis”, enfatizou.

Para receber os alunos na próxima segunda-feira, o diretor da Escola Municipal Nova Olinda, professor Marcos Acácio, assegurou que a escola estará vigilante quanto aos protocolos estabelecidos pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Ele explicou que a unidade tem se preparado, fazendo a higienização do prédio escolar, demarcando os pontos das carteiras e mesas, sinalizando os espaços de convivência e adquirindo produtos como máscaras para os servidores e álcool 70%. “Sabemos que o momento ainda requer atenção, mas acreditamos que com responsabilidade por parte de  cada um, seja da escola, da família e também de nossas crianças, vamos ter um retorno seguro e proveitoso para os estudantes”, comentou.

Para os pais que não se sentirem seguros com o retorno do filho na forma presencial, a frequência é facultativa e o aluno continuará recebendo o conteúdo e a orientação por parte dos professores por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVAP).

Fonte: Gedeon Campos

Fotos: Claudivino Antunes