Concurso de Redação premia alunos da Rede Municipal de Educação de Aparecida

A Prefeitura de Aparecida por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Turismo entregou, durante as programações da Corrida Pela Vida contra às Drogas, as premiações do Concurso de Redação – Correndo pela Vida: ações de prevenção contra às drogas, competição que envolveu cerca de 8 mil alunos do quinto e nono ano da Rede Municipal de Educação de Aparecida.

Com 99 redações inscritas, o concurso teve como vencedores na categoria conto, os seguintes alunos do Quinto Ano do Ensino Fundamental: em 1° lugar: Angelina Rodrigues dos Santos, com tema: o doce que não era doce. Escola Municipal Jardim Bela Vista; 2° lugar: Isabella Costa Martins, com tema: Derrotado pelas drogas. Escola Municipal Sebastiana Lourenço Camilo; e em 3° lugar: Raphaela Rodrigues Ribeiro, com tema: As Drogas. Escola Municipal João Cândido da Silva.

Já na categoria artigo de opinião, foram vencedores os estudantes do Nono Ano do Ensino Fundamental II: em 1° lugar: Thawany Feitosa Silva, com tema: Drogas não!. Escola Municipal Francisco Rafael Campos. 2° lugar: Letícia Alves de Figueiredo e Silva, com tema: Conscientizando a Juventude. Escola Municipal Francisco Rafael Campos; e em 3° lugar: Valéria da Conceição Azevedo, com tema: Prevenindo às drogas. Escola Municipal Eurípedes Menezes. Os premiados receberam: bicicleta (1° lugar); tablet (2° lugar) e Patins (3° lugar).

Vencedora do primeiro lugar na categoria artigo de opinião, Thawany Silva, explicou sua inspiração para escrita da redação campeã do concurso. “A mensagem central do meu texto tem como proposta para o fim das drogas o apoio governamental com investimento em Educação e Cultura. Minha inspiração para essa escrita foi conscientizar os jovens a não usarem drogas e também para trazer um olhar sobre os usuários de drogas”, relatou.

Concurso

De acordo com o edital, as escolas enviaram até dia 20 de setembro, à Secretaria Municipal de Educação uma redação por turma de quinto e nono ano das escolas inscritas. Uma comissão da Semect avaliou os trabalhos de acordo com os critérios: tema, adequação ao gênero, marcas de autoria e convenções de escrita, e do total de 99 inscritas selecionou os três melhores trabalhos das categorias conto (5° ano) e artigo de opinião (9° ano).

A secretária Valéria Pettersen destacou a importância do tema central do concurso para fomentar um debate na comunidade escolar. “Quase 8 mil alunos do quinto e nono ano participaram desta importante discussão sobre o combate às drogas. Quero parabenizar os diretores, professores, pais e alunos envolvidos nesta ação. Para além desta premiação de hoje e do concurso que trabalho essa temática nos últimos meses, o debate deste tema será contínuo na nossa rede”, explicou.

Os prêmios foram entregues pelo prefeito Gustavo Mendanha, a primeira-dama e secretária de Assistência Social, Mayara Mendanha, o vice-prefeito Veter Martins, a secretária de Educação, Valéria Pettersen e o vereador Rosildo Manoel.

Fonte: Felipe Fulquim