Escolas Municipais de Educação Integral

Sobre a organização e funcionamento das quatro Escolas Municipais de Educação Integral (EMEI) do município de Aparecida de Goiânia, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura vem a público fazer o seguinte esclarecimento:

Neste ano letivo de 2019, foi inevitável fazer adequações no quadro de docentes dessas instituições, de modo que cada EMEI será composta de 12 pedagogos, com carga de trabalho de oito horas diárias e de mais outros seis profissionais de áreas específicas (Inglês, Espanhol, Artes Cênicas, Educação Física, Dança e Práticas Científicas) com carga horária diária de quatro horas.

Para contribuir na organização da rotina, as Escolas Municipais de Educação Integral contarão com três professores de área em cada turno, o que possibilitará intercalar o trabalho do pedagogo e do professor de área, de maneira a colaborar com um dos pressupostos da ampliação da jornada escolar, ou seja, a diversidade de atividades de aprendizagens, preconizada pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de nove anos.

Lembramos, de antemão, que os ajustes não afetarão os serviços educacionais prestados aos alunos, sendo, pois, em vista do atual cenário, decisões tomadas justamente para poder continuar assegurando a manutenção do atendimento ao aluno de 1º ao 5º ano para as crianças matriculadas na modalidade de Ensino de Tempo Integral. As medidas alteram a carga horária dos docentes, cujos vencimentos acompanharão a respectiva realidade correspondente à nova jornada de trabalho, conforme informamos abaixo.

ANTES

                     

 

A PARTIR DE 2019

                       

Encerramos a presente nota lembrando que uma política de educação em tempo integral é consolidada sob muitas vertentes. Na tentativa de equilibrar a política de atendimento em tempo integral, para além das EMEIs e dos CMEIs, que também atendem em tempo integral, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Aparecida de Goiânia está estruturando um Projeto de Atividades Complementares para toda a Rede Municipal de Ensino. A ideia é atender ao que preconiza a proposta educacional da escola de tempo integral, ampliando tempos, espaços e oportunidades educativas, promovendo o compartilhamento da tarefa de educar e cuidar entre os profissionais da escola e de outras áreas, as famílias e outros atores sociais, sob a coordenação da escola e de seus professores, visando ao alcance da melhoria da qualidade da aprendizagem e da convivência social e a diminuição das diferenças de acesso ao conhecimento e aos bens culturais, que afeta principalmente as populações socialmente mais vulneráveis.

 

 

 

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