Volta às aulas nas escolas municipais de Aparecida de Goiânia

Iniciou-se nesta segunda, 21 de janeiro, o ano letivo nas unidades educacionais da rede municipal de ensino de Aparecida de Goiânia. O sistema de ensino do município, incluindo Escolas, Emeis e Cmeis, comporta aproximadamente 43 mil alunos. Deste total, apenas os que foram matriculados nos primeiros anos das Escolas Municipais de Educação Integral (Emei) e as crianças novatas matriculadas nos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmei) não começaram o ano letivo hoje, dia 21. Para estes, a previsão é de que as aulas tenham início nesta quarta próxima, dia 23 de janeiro, portanto. Durante este período, a Secretaria de Educação e Cultura conclui a triagem documental das famílias e das crianças que se candidataram a uma vaga nas instituições de ensino que oferecem o atendimento em período integral. O rigor na triagem decorre da necessidade de dar cumprimento à Lei Municipal 3.235 de 15 de dezembro de 2014, que determina que 70% dos alunos das unidades de período integral seja de crianças de famílias que participam do Bolsa Família, programa social do Governo Federal. . “Neste tempo estamos também nos esforçando ao máximo para readequar algumas turmas das nossas escolas para que possam abrigar o maior número possível de crianças dos agrupamentos IV e V com o propósito, assim, de diminuir a demanda que existe no cadastro de reserva”, explica a secretária Valéria Pettersen.

Para este ano letivo de 2019, o calendário da Secretaria Municipal de Educação e Cultura prevê 203 dias letivos, de modo que as unidades de ensino encerrarão suas atividades em 19 de dezembro. E, neste ano, além das disciplinas regulares do currículo escolar, os alunos das escolas do município poderão também participar de atividades ofertadas no contraturno, nas escolas, no Centro Olímpico, nas Praças CEU das Artes, nos Pontos de Cultura, nas Associações Culturais e na Escola Municipal de Artes. De acordo com a Secretaria, cerca de nove mil alunos deverão ser contemplados com aulas de acompanhamento pedagógico, práticas esportivas, estudos de língua estrangeira moderna, música, artes cênicas e artes visuais.

Outra novidade anunciada para 2019, que também acontecerá no contraturno, é a inclusão do ensino de robótica no currículo envolvendo, neste primeiro momento, 22 escolas do município. A robótica foi introduzida na rede no segundo semestre de 2018 com o apoio do SESI-Aparecida, que montou um projeto piloto na escola municipal Francisco Rafael Campos, no Conjunto Planície. Mesmo em curto período de tempo, os resultados obtidos foram satisfatórios a ponto de motivar o prefeito Gustavo Mendanha e a secretária Valéria Pettersen a se comprometerem com a implantação da disciplina em todas as escolas da rede e em todos os níveis de ensino. Para isso, serão investidos recursos na ordem de aproximadamente quatro milhões de reais, destinados ao aparelhamento das unidades de ensino, à implantação de internet de 10 megabytes, à compra de equipamentos e laboratórios, incluindo ainda a formação dos profissionais de ensino.