Inicia campanha para eleição de diretores e coordenadores gerais

Postado em: 03/11/2021

Durante 30 dias, os candidatos disputarão a preferência do eleitorado, a fim de obter aprovação para gerir as  unidades escolares pelos próximos dois anos.

No último dia 31, domingo, teve início o período de campanha para os candidatos aos cargos de diretor e de coordenador geral de escolas e CMEIs da Rede Municipal de Educação de Aparecida de Goiânia (RME). Com votação marcada para 30 de novembro, os postulantes têm prazo até o dia 28 para convencer o eleitorado e, assim, obter o apoio dos votantes de seus respectivos colégios eleitorais, que incluem servidores, alunos com idade igual ou maior de 12 anos e também os pais ou os responsáveis pelas crianças matriculadas na unidade escolar.

O pleito eleitoral deste ano, que não envolve as 22 conveniadas, já que estas possuem regime administrativo próprio das entidades a que são vinculadas, acontecerá em 70 das 93 instituições educacionais da RME. Das 61 unidades que ministram aulas para o Ensino Fundamental, 46 delas apresentaram candidatos aptos aos cargos. E no caso da Educação Infantil, de um total de 32 CMEIs, o processo de escolha democrática será realizado em 24 unidades.

A eleição para escolha de gestores é realizada na RME de Aparecida de Goiânia desde 2010. Esta é a sexta vez que pais, alunos e servidores são convidados a ir às urnas no próximo dia 30 indicar o nome de sua preferência para gerir a unidade escolar pelo biênio 2022/2023.

Para serem eleitos, os candidatos precisam obter maioria mínima dos votos válidos entre os concorrentes e o processo alcançar o quorum, assegurando, neste caso, a participação mínima de 30% do eleitorado do Colégio Eleitoral. Nas unidades escolares que apresentarem apenas um candidato, além da obrigação com relação ao quorum, o postulante precisará obter mais de 50% dos votos válidos.

O Colégio Eleitoral de cada unidade escolar, no caso das escolas do Ensino Fundamental, está dividido em três grupos. O dos servidores envolve professores, auxiliares administrativos, auxiliares de serviços diversos e merendeiras. Além deste, há o grupo de pais e dos responsáveis pelas crianças matriculadas e dos alunos com idade de 12 anos ou mais. Já no caso da Educação Infantil, que tem no rol de alunos matriculados crianças com até seis anos de idade, o Colégio Eleitoral é formado apenas por dois grupos, o dos servidores e o de pais ou responsáveis.

O secretário de Educação, professor Divino Gustavo, comentou sobre as expectativas da Secretaria Municipal de Educação (SME) no que diz respeito à realização do pleito deste ano. Ele enalteceu o compromisso dos candidatos em fortalecer o processo demoncrático e falou dos esforços da SME em ter no rol de concorrentes aos cargos profissionais cada vez mais preparados para o exercício da função nas unidades escolares. “Entendo que as escolas e os CMEIs precisam ter no comando pessoas escolhidas no seio da comunidade escolar, mas também que estes profissionais estejam devidamente habilitados para os cargos. Para garantir isso, todos os candidatos precisaram fazer curso de Gestão Escolar, oferecido pela SME e passarão por novo momento formativo depois da posse”, arrematou.

Fonte: Gedeon Campos e Juliana Fulquim