Projeto Semana Lixo Zero em Aparecida de Goiânia realiza ação em Escola Municipal

Postado em: 28/10/2021

Parte de uma campanha realizada simultaneamente em mais de 200 cidades dentro e fora do país, projeto promove ações culturais diversas com o tema sustentabilidade e meio ambiente 

Na manhã desta quarta-feira, 27, na Escola Municipal Telma Regina, Parque Veiga Jardim, aconteceu uma das etapas do Projeto Semana Lixo Zero em Aparecida de Goiânia. O projeto está sendo executado durante a semana de 25 a 29 de outubro por iniciativa do Instituto Lixo Zero Brasil e da Prefeitura Municipal.

O curso foi ministrado para alunos do 5º ano e abordou o tema gestão de resíduos e coleta seletiva. Os alunos participaram também de oficinas sobre compostagem doméstica tratando da importância do aproveitamento do lixo no plantio de hortaliças, na produção de adubos orgânicos e na organização de canteiros e preparo de mudas. 

De acordo com o coordenador do projeto, o arquiteto e urbanista Filemon Tiago, promovida por um coletivo de entidades, a Semana do Lixo Zero é uma ação mundial que está acontecendo simultaneamente em mais de 200 cidades do Brasil e do exterior. São mais de oito mil atividades que estão sendo realizadas simultaneamente, envolvendo, entre outras coisas, palestras sobre educação ambiental, gastronomia e mostra cultural. A proposta, segundo pontua, é desenvolver a consciência da sociedade no que diz respeito ao descarte de lixo na natureza tendo por meta desviar até 90% do lixo que atualmente é destinado aos aterros sanitários. “Nós precisamos entender que se a gente não promover uma educação ambiental, educando na fonte onde os resíduos são gerados, a gente irá apenas gerenciar o caos”, advertiu o coordenador. 

Diretora da unidade escolar, a professora Lúcia Maria Silveira enalteceu a palestra e pontuou a importância de ações que promovem a reflexão e a consciência de alunos e, por extensão, da comunidade em geral. Ela explicou que os ensinamentos da palestra e oficina serão úteis para as atividades que os estudantes e membros da comunidade escolar executam na manutenção da horta da escola. “É um momento muito importante para os alunos e uma alegria para a escola. Esse diálogo promove mudança e contribui para que os alunos desenvolvam a preocupação pela natureza e pelo meio ambiente”, pontuou.

Matriculados em turmas de quinto ano, os alunos Maria Fernanda Ferreira da Silva, 10, e Érick Henrique Matias do Carmo, 11, participaram dos momentos de palestra e oficina e elogiaram a dinâmica. “Foi muito legal, porque aqui na escola, com o projeto da horta, a gente aprende a plantar, cultivar e agora será mais interessante”, comentaram, acrescentando que as hortaliças produzidas, além de servirem para enriquecer a merenda escolar, é direcionada às famílias por intermédio dos alunos. 

Superintendente de Ensino da Secretaria Municipal de Educação (SME), a professora Idelma de Oliveira agradeceu a parceria com o Instituto Lixo Zero e destacou a preocupação da Prefeitura com a qualidade de vida da população, ao adotar medidas e estimular ações com o objetivo de desenvolver a consciência da população quanto à importância de cuidar da cidade numa conexão com o meio ambiente. “Costumo dizer que tudo passa pela escola e são ações desta natureza que irão produzir efeito lá na família, desenvolvendo uma percepção crítica não somente das crianças, mas também dos pais, quanto à importância do descarte correto do lixo que produzimos diariamente”, enfatizou a superintendente.

A Semana do Lixo Zero em Aparecida de Goiânia é uma campanha realizada pelo Instituto Lixo Zero Brasil, por meio do Coletivo Ideias Urbanas de Goiás. Conta com apoio da Prefeitura de Aparecida de Goiânia, por meio das secretarias de Meio Ambiente (SEMMA) e Desenvolvimento Urbano (SDU). O objetivo é conscientizar a população aparecidense sobre práticas de sustentabilidade, com foco na destinação final e correta do lixo e separação de materiais recicláveis. 

A abertura da campanha foi realizada no último sábado, 23, e segue até o dia 30 de outubro, com diversas ações. Além do Curso de Reciclagem na Escola Municipal Telma Regina, a campanha realizará drive-thru ‘s no Portal Shopping e na Cidade Empresarial. O encerramento está marcado para dia 30, entre 16h e 20h no Parque das Crianças, Setor Mansões Paraíso. 

Fonte: Gedeon Campos e Juliana Fulquim

Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park
CEP: 74.968-500
Horário de Funcionamento:
08h as 11h30 - 13h as 17h30
Telefone: (62) 3545-5800 / 3545-5801

educacao@aparecida.go.gov.br
Telefone: (62) 3545-5949

Rua 04 com Rua 05, Qd. JA, Área Pública S/N, Setor Araguaia, CEP: 74981-040

RECEBA NOTÍCIAS NO SEU EMAIL