Prefeitura inicia nova etapa de entrega de kits de alimentos a alunos do município

Postado em: 11/11/2021

No total, serão distribuídos 42 mil kits de alimentos para famílias de alunos matriculados nas Escolas Municipais e CMEIs de Aparecida

A Prefeitura de Aparecida de Goiânia, por meio de sua Secretaria Municipal de Educação (SME), realizará a partir da próxima terça-feira, 16, mais uma etapa de distribuição de cestas básicas para as famílias dos alunos matriculados em sua rede de escolas e CMEIs. A entrega solene aconteceu na manhã desta quinta-feira, 11, na Escola Municipal Nova Olinda, que fica na região Leste. Contou com a participação do prefeito Gustavo Mendanha, da primeira-dama e secretária de Assistência Social, Mayara Mendanha, além do secretário da pasta da Educação, professor Divino Gustavo, e demais autoridades representativas dos poderes executivo e legislativo.

O benefício deve chegar à mesa de 42 mil estudantes da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, distribuídos nas 56 escolas, 5 EMEIs e 32 CMEIs. Na ação, a Prefeitura está investindo, de recursos próprios, 3,2 milhões de reais, valor oriundo do Tesouro Municipal destinado ao Programa de Alimentação Escolar. De acordo com informações da Coordenadoria de Alimentação Escolar da SME, que orientou na composição dos kits de alimentos, cada cesta teria custado por volta de 80 reais. Assim como nas edições anteriores, as cestas possuem um padrão mínimo, contendo arroz, feijão, macarrão, extrato de tomate, leite, açúcar, farinha de trigo, óleo de soja, sal, biscoito maizena e flocos de milho.

Conforme explica o titular da pasta da Educação, professor Divino Gustavo, as cestas foram adquiridas com recursos que seriam investidos pela Prefeitura na complementação da alimentação escolar, mas que foram economizados durante o primeiro semestre em razão de, naquele período, as aulas terem acontecido de maneira não presencial, dentro do modelo REANP estabelecido para o período de pandemia pelo coronavírus. “Mesmo que não tenha havido atividades presenciais no primeiro semestre, todos os alunos matriculados têm direito e irão receber o benefício da cesta de alimentos”, assegurou o secretário.

O prefeito Gustavo Mendanha, por sua vez, falou do compromisso de sua gestão com os estudantes que frequentam as escolas do município, sobretudo as que pertencem a camadas mais carentes. Explicou que a alimentação escolar é uma forma de o poder público contribuir com o desenvolvimento da educação, oferecendo aos alunos um complemento nutricional. “A Prefeitura é sensível nessa questão, porque sabemos que as crianças, quando melhor alimentadas, apresentam melhores rendimentos nas tarefas escolares”, pontuou.

A dona de casa Francisca de Paula dos Santos, 29, foi uma das mães que compareceram ao evento para retirar o benefício em nome do filho, o aluno Fabrício, estudante do 5º ano. Na ocasião, a mãe falou das dificuldades para garantir o sustento da família e do que significava para ela receber o kit de alimentos. “Com o preço das coisas hoje, a gente não sabe se compra a comida ou se paga as contas”, disse.

Elaine Araújo do Nascimento, 32, que possui duas crianças no 4º e 5º ano do Ensino Fundamental e que recebeu duas cestas, uma para cada filho matriculado, é outra mãe que também comentou sobre a importância de receber as cestas distribuídas pela Prefeitura. Segundo afirmou, ela e o marido estariam desempregados e que, por isso, o benefício estaria chegando em boa hora para contribuir com o orçamento da família. “As cestas representam alívio para nossa casa, alimentando as crianças por pelo menos 10 dias”, enfatizou.

Além da primeira-dama Mayara Mendanha e do vice-prefeito Vilmar Mariano, a solenidade de entrega das cestas foi prestigiada pelo deputado federal Professor Alcides (PP), pelos vereadores Aldivo Araújo (MDB), Fábio Ideal e Lelis Pereira (Progressista), Orlanes Maranhão (PSB) e pelos secretários do Poder Executivo Veter Martins, Mazin Madre Germana e Rosildo Silva.

Fonte: Gedeon Campos e Juliana Fulquim

Foto: Rodrigo Estrela