Prefeito sanciona leis de melhoria salarial para servidores da Educação

Postado em: 26/01/2024

Reajuste alcançará as gratificações de secretário geral, coordenador e assessor pedagógico, analista educacional da SME e os servidores administrativos da Educação

O prefeito Vilmar Mariano sancionou na tarde desta quinta-feira, 25, duas Leis Complementares (LC) que irão beneficiar diretamente os servidores da Educação de Aparecida de Goiânia. Foram sancionadas as LC 002/24 e 003/24 que tratam, respectivamente, do  aumento do valor das atuais gratificações e do reajuste da tabela salarial do Plano de Cargos e Salários dos Servidores Administrativos da pasta da Educação. A solenidade ocorreu às 13h30 no Espaço Multiuso da Cidade Administrativa Maguito Vilela, no setor Village Garavelo.

A assinatura aconteceu na presença de diversos servidores, que compareceram para prestigiar a ocasião. Na justificativa das LC, quando foram enviadas à Câmara Municipal para a sua aprovação pelo Poder Legislativo, o prefeito Vilmar Mariano ressaltou que, nos dois casos, o objetivo é o mesmo: valorizar a educação, reconhecendo os serviços prestados por esses servidores e, consequentemente, influenciando na qualidade de ensino. “A ideia é manter atrativas e justas as remunerações para essas funções que são indispensáveis para o bom andamento da educação em nosso município”, destacou o prefeito.

As duas leis são de iniciativas do Poder Executivo e foram aprovadas ainda na primeira quinzena do mês de janeiro pelo Poder Legislativo de Aparecida de Goiânia em Sessão Extraordinária. Com a aprovação da LC 002, serão reajustadas as atuais gratificações recebidas pelos ocupantes de funções como a de secretário geral, de coordenador e assessor pedagógico e também os de analista educacional da Secretaria Municipal de Educação (SME).

Já a Lei Complementar de número 003 modifica outra lei que foi aprovada em 2014 e, portanto, reajusta a tabela de vencimentos dos profissionais da pasta lotados nas escolas, nos Cmeis e no Centro Municipal de Educação Profissional (CMEP). O aumento varia de 15% a 18% e alcançará os ocupantes dos cargos de merendeiros, agentes e auxiliares de serviços diversos, auxiliares de secretaria, agentes educativos, intérpretes de Libras, instrutores de surdo, bibliotecários, analistas de Cultura e Desporto e professores de informática.

Para a secretária de Educação, professora Idelma Oliveira (foto acima), as duas leis são uma prova da atenção que o prefeito tem dispensado à Educação de Aparecida e aos servidores da rede. “É o reconhecimento da importância desses servidores para a gestão da Prefeitura e, especialmente, para o nosso prefeito Vilmar Mariano. Estamos investindo na melhoria da educação, promovendo reparos e combatendo defasagens no vencimento dos trabalhadores da nossa rede, que é composta de pessoas dedicadas ao bom desenvolvimento do ensino”, avaliou.

A solenidade de assinatura foi prestigiada pela presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Goiás (SINTEGO), a deputada professora Bia de Lima (PT/foto abaixo), que elogiou o prefeito Vilmar Mariano pela iniciativa.  “Hoje venho agradecer ao prefeito Vilmar por valorizar os trabalhadores e trabalhadoras que fazem a diferença na educação desta cidade. E reafirmar que aqui tem quem olha a educação com respeito e com cuidado”, enfatizou.

O vereador Willian Panda (PSB/foto abaixo), que preside a Comissão da Educação da Câmara Municipal, também esteve presente e fez sua avaliação da relevância do ato para as pessoas que trabalham nos Cmeis e nas escolas da rede. “Estamos lutando pelo reconhecimento dos servidores administrativos e valorizar o Plano de Carreira deles é algo muito almejado, de maneira que este reconhecimento é muito importante”, comentou o parlamentar.

A professora Cristiane Borges fez questão de comparecer ao evento para testemunhar o momento da assinatura das leis. Ocupante da função de coordenadora da Escola Municipal ela será uma das contempladas com os reajustes e destacou a importância do reconhecimento e valorização por parte da gestão municipal. “Considero um avanço e acredito que será benéfico para todos, porque estávamos mesmo precisando. Aparecida dá um grande salto ao equiparar o salário de muitos servidores em relação a municípios vizinhos”, arrematou a servidora.

Além dos citados na matéria, tomaram parte na solenidade o deputado Veter Martins (Patriota) e os vereadores Vencerlino Amendoim (PDT) e Isaac Martins (Patriota). Participaram também os secretários municipais Pollyana Oliveira (Governo), Tia Deni (Política para Mulheres), Ozéias Laurentino (Comunicação), além da secretária de Assistência Social, a primeira-dama Sulnara Santana.