Escolas e CMEIs de Aparecida entram em clima de carnaval com muito brilho e fantasia

Postado em: 09/02/2024

Desfiles, apresentações e outras atividades lúdicas ajudam a promover a cultura por meio da imaginação das crianças e contribuem para maior interação entre as famílias e a escola

Nesta sexta-feira, 09, O clima de carnaval invadiu as unidades educacionais de Aparecida de Goiânia. As aulas foram marcadas por dinâmicas e brincadeiras realizadas pelos professores nas escolas municipais e nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) da cidade.

O momento cultural levou para dentro das salas de aula um pouco da cultura brasileira e permitiu às crianças liberarem a criatividade na confecção de máscaras e fantasias. As dinâmicas foram pensadas com o objetivo de promover o aprendizado, a interação social entre as crianças e também para fortalecer a relação entre as famílias e a instituição educacional.

Para tornar seus ambientes mais contagiantes e focados no tema, as escolas e os Cmeis capricharam na decoração dos corredores com serpentinas, máscaras e demais adereços carnavalescos. Nestes espaços, os pequenos foliões puderam soltar a imaginação durante as apresentações de dança e de teatro repletas de brilho e animação.

Para Luciana Borba, diretora do CMEI Valdivina Guimarães Silva, uma das unidades que realizou o dia festivo e que incluiu no evento um desfile especial de fantasia, a data ajuda a despertar a imaginação lúdica das crianças.  “Esse é um momento de despertar a imaginação. A gente sempre organiza ações pedagógicas para comemorar o carnaval e aqui nós chamamos de Dia da Alegria”, explicou a gestora.

No Cmei do setor Buriti Sereno as comemorações de carnaval não foram diferentes. As 150 crianças matriculadas nos Agrupamentos de I ao V caíram na folia ao som das marchinhas tradicionais e também participaram de uma competição de fantasias. As dinâmicas foram pensadas como forma de promover o resgate cultural e fortalecer laços de identidade entre as crianças. “Foi um momento de muita alegria. As crianças puderam conhecer um repertório até então desconhecido por elas. Para os pais, foi um resgate e um momento de descontração”, comentou a diretora Auristela Ribeiro.

As criancinhas do Cmei Comunidade Legal, Jardim Florença, por sua vez, sob a orientação das educadoras produziram diversos cartazes, fantasias e participaram de contações de histórias com foco no tema das festas de carnaval. As atividades foram realizadas para desenvolver as habilidades motoras e, ao mesmo tempo, descontrair a garotada com o aprendizado lúdico, envolvendo cores e movimentos.

Na Escola Municipal Deraldo Lisboa, que fica no Jardim Rosa do Sul, os alunos das turmas de 1º ao 5º ano, participaram de uma matinê com o tema “Folia Tropical”. Durante as aulas, os estudantes se fantasiaram e caíram no movimento, embalados pelas marchinhas carnavalescas. E as comemorações na Escola Municipal Adelino Ariane, Vila Maria, seguiram no mesmo ritmo. Rolou muito glitter, penteados extravagantes, pompons e as mais diferentes fantasias. “Até o lanche dos alunos foi pensado para a ocasião. A ideia é vivenciar o momento, fazer todo um trabalho pedagógico com base nas prerrogativas de ensino e aprendizagem, mostrando  de uma forma lúdica que essas datas são importantes para a compreensão da dinâmica da sociedade”, afirmou a diretora da unidade, professora Lucélia de Castro.

Por: Thiago Oliveira, Juliana Fulquim e Gedeon Campos