Eleição para gestores das escolas e Cmeis de Aparecida

Postado em: 01/12/2023

O processo democrático é realizado no município desde 2010 e este ano aconteceu em 62 unidades escolares com a participação de  alunos, pais e servidores das unidades educacionais

A última quinta-feira, 30, foi dia de votação na Rede Municipal de Educação de Aparecida de Goiânia. As comunidades escolares foram às urnas para eleger os diretores e coordenadores gerais de suas respectivas unidades educacionais. A votação foi iniciada às 7h da manhã e encerrada às 21h e aconteceu em 42 escolas e 20 Cmeis.

A captação dos votos foi realizada de forma manual por meio do preenchimento da cédula de votação e a apuração ficou a  cargo de membros indicados pela própria Comissão Eleitoral Local, que se encarregou de homologar e divulgar o resultado das urnas. Os eleitos tomarão posse em janeiro de 2024 e assumirão a gestão pelo biênio 2024/2025.

Para concorrerem ao cargo de diretor ou de coordenador geral, função que é compatível à de secretário geral, os interessados tiveram de se enquadrar em alguns critérios, dentre os quais, destacam-se a exigência de serem profissionais efetivos da Secretaria Municipal de Educação e possuírem três anos ou mais de experiência em docência na rede.

No caso das escolas e CMEIs onde a votação não ocorreu por falta de concorrentes, a Secretaria Municipal de Educação (SME) estabelece critérios para indicar um novo grupo gestor, levando em consideração o que está determinado na Lei Municipal 2861/2009. Um dos requisitos é ter participado do curso de formação em Gestão Escolar, oferecido pelo Centro de Formação dos Profissionais de Educação de Aparecida de Goiânia (CEFPE/SME).

O processo democrático transcorreu naturalmente e sem que houvesse a interrupção das aulas. Para a secretária da pasta da Educação, professora Idelma Oliveira, a eleição para escolher a equipe gestora é uma forma de permitir que os membros da comunidade possam opinar sobre os destinos da escola ou do Cmei que atende as crianças da comunidade. “É um momento importante que permite estreitar as relações entre a família e a escola, fortalecendo sobretudo o diálogo e a transparência nas decisões tomadas pela gestão”, concluiu.