Educadores da Aparecida concluem curso realizado pela SME e Unicamp

Postado em: 25/11/2021

Na última quarta-feira, 24, foi o encerramento do curso “Educação Especial e Inclusiva: História, Políticas e Problemas Contemporâneos”. Realizado de agosto a novembro pelo Centro de Formação dos Profissionais da Educação de Aparecida de Goiânia (CEFPE/SME) em parceria com a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), o curso aconteceu em 13 encontros virtuais com a participação de gestores, coordenadores pedagógicos, professores, além dos profissionais do quadro de Apoio Educacional Especializado (AEE). 

Dividido em dois módulos e com duração de 60 horas, o curso teve como objetivo promover a reflexão histórico-crítica sobre os processos de exclusão e de inclusão social e escolar das pessoas em situação de deficiência. “Os encontros tiveram como alvo oferecer subsídios para fortalecer o acompanhamento, o direcionamento e a execução do trabalho de Inclusão Escolar realizado pelos profissionais da educação da rede pública do município de Aparecida de Goiânia”, explicou a diretora do CEFPE, professora Maria Lúcia Pacheco Duarte.

Realizados sempre às quartas-feiras, entre 14h e 16h, os encontros foram coordenados pelo prof. Dr. Régis Henrique dos Reis Silva, professor do Departamento de Filosofia e História da Educação da Unicamp, contando com a colaboração da professora mestre Ivone Rodrigues dos Santos, coordenadora do Centro de Formação. “Os debates irão contribuir para o desempenho dos nossos profissionais e para gerar novos conhecimentos, já que cada profissional poderá socializar e promover momentos de estudos e reflexão com os demais parceiros em suas respectivas unidades de ensino”, pontuou a coordenadora.  

Presente no encerramento da formação, a professora Idelma Oliveira, superintendente de Ensino da SME, comentou sobre a relevância de ver consolidada a parceria da Educação de Aparecida com a Unicamp. “A rede municipal fica lisonjeada, porque entende que, ao longo dos encontros realizados, as discussões foram da mais elevada importância, não só para ampliar o nosso entendimento sobre o conceito de inclusão, como também para nos oferecer direcionamentos em relação à prática didática”, concluiu.

Fonte: Gedeon Campos e Juliana Fulquim

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