Educação promove workshop sobre saúde emocional para servidores

10/03/2023

O evento contou com a presença de cerca de 400 profissionais e com participação de palestrantes renomados

A importância dos profissionais das áreas de Psicologia e de Serviço Social nas redes de ensino foi o assunto abordado durante um workshop que a Secretaria Municipal de Educação de Aparecida de Goiânia (SME) realizou na manhã desta quinta-feira, 09, no auditório da Unifan. O evento foi promovido pelo Departamento de Apoio à Saúde do Servidor e reuniu cerca de 400 pessoas, entre servidores das escolas e dos CMEIs, técnicos da SME e membros do Conselho Municipal de Educação.    

O evento foi aberto com uma apresentação cultural, uma performance realizada pelo casal de atores aparecidenses Weyder e Mayara Moreira. Na sequência, em seu discurso oficializando o início dos trabalhos, o secretário de Educação, professor Divino Gustavo (em destaque na foto abaixo), comentou sobre a importância do workshop e revelou que a SME vem realizando um estudo, com vistas a garantir que a rede possa inserir em seu quadro de servidores profissionais das áreas da Psicologia e Assistência Social. “Após o período pandêmico, observamos um aumento no número de servidores que tiveram de se afastar em busca de apoio clínico, o que nos faz refletir sobre a situação”, comentou.

Convidado a participar da solenidade de abertura, o promotor da Infância e Juventude do Ministério Público em Aparecida de Goiânia, Dr. Márcio Nascimento, comentou sobre o crescimento da educação no município, enalteceu o trabalho dos professores e falou da importância de se cultivar os valores que contribuem na mudança da sociedade. “Acreditamos que a presença do psicólogo e do assistente social na rede irá melhorar muito na vida das crianças”, observou. 

Durante o workshop, foram realizadas três palestras voltadas para o assunto. A primeira foi feita pela professora da Universidade Federal de Goiás (UFG), Drª Alba Cristhiane Santana da Mata. A segunda ministração ficou a cargo da presidente do Conselho Regional de Serviço Social (CRESS-GO), Nara Costa, que versou sobre a atuação do Assistente Social na Educação. A palestra de encerramento foi feita pelo membro do Ministério Público (MP-GO), Dr. Reuder Cavalcante Motta, que falou sobre a aplicabilidade da Lei Federal nº 13.935/2019, que discorre sobre a presença dos profissionais de Psicologia e de Assistência Social nas unidades de ensino da educação básica.  

Para a coordenadora do Departamento de Apoio à Saúde do Servidor da Secretaria Municipal de Educação de Aparecida de Goiânia, Sarah Cecília Ferreira, o workshop foi um momento importante para a exposição das dúvidas e trocas de experiências entre os servidores. “Uma educação de qualidade passa por todos os âmbitos do ser humano e a parte psicológica também é importante para que as crianças possam absorver o melhor do ambiente escolar”, arrematou.

Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park
CEP: 74.968-500
Horário de Funcionamento:
08h as 11h30 - 13h as 17h30
Telefone: (62) 3545-5800 / 3545-5801

educacao@aparecida.go.gov.br
Telefone: (62) 3545-5949

Rua 04 com Rua 05, Qd. JA, Área Pública S/N, Setor Araguaia, CEP: 74981-040

RECEBA NOTÍCIAS NO SEU EMAIL