Educação municipal participa do Desfile do Centenário

Postado em 12/05/2022

A educação municipal marcou presença nas comemorações do Centenário de Aparecida de Goiânia. Participou do Desfile Cívico que aconteceu na manhã desta quarta-feira, 11, e levou para a Avenida Independência um pouco do que foi desenvolvido nas escolas e CMEIs para comemorar o aniversário da cidade. Os blocos destacaram o trabalho realizado na Educação Infantil e as ações pedagógicas do Ensino Fundamental, envolvendo, entre outras coisas, o investimento em projetos que dinamizam o ensino e a aprendizagem.

De acordo com o secretário de Educação, professor Divino Gustavo, o desfile foi uma oportunidade de apresentar à população como está estruturada a educação municipal e de também evidenciar os esforços da Prefeitura pela melhoria do ensino em Aparecida de Goiânia. “As unidades mostraram para a população um pouco do que está sendo feito para fortalecer nas crianças a identidade e os laços de pertencimento com a nossa cidade”, comentou o secretário.

Divididas em blocos, as escolas apresentaram temas ligados ao bem estar, meio ambiente, cultura, história, tradição e modernidade. Renderam homenagens aos pioneiros, aos ex-prefeitos e aos artistas que residem em Aparecida de Goiânia, que produzem trabalhos na área da literatura e das artes plásticas. “É muito interessante a animação de todo o grupo homenageando a cidade”, comentou a estudante do 5º ano, Ana Júlia Silva, 10 anos, que veio do Jardim Alto Paraíso para desfilar com seus colegas da Escola Municipal Francisco de Assis Nunes.

Geraldo Lucas de Medeiros, 71, que há 41 anos reside em Aparecida, assistiu atento a toda a movimentação e comentou de sua satisfação de ser morador de Aparecida de Goiânia. Elogiou as comemorações do centenário e afirmou que a cidade merece mesmo ser enaltecida pela evolução por que passou nas últimas décadas. “Ontem mesmo eu estava pensando no tempo em que eu vim para cá. É muito bom ver como a cidade cresceu e melhorou.”, comentou.

Pensamento semelhante é o de Maria Elizabeth de Souza, 65, moradora da Vila São Manoel. “A comemoração está bonita. A cidade melhorou muito. Só não podem esquecer das pessoas pioneiras, dos antigos moradores que tanto trabalharam para que Aparecida seja o que é hoje”, advertiu a moradora que assegura ser nativa do município e ter sido criada numa das principais ruas do Centro Histórico, a Rua Abraão Lourenço de Carvalho.

Doralice França, professora e presidente do Conselho Municipal de Educação de Aparecida, comentou sobre a importância da participação da Educação no Desfile do Centenário. “Aparecida de Goiânia, por muito tempo, foi uma cidade dormitório. Não contava nem com um sistema de educação municipal. Hoje temos uma economia que nos sustenta e uma educação de qualidade que dá orgulho aos habitantes”, finalizou.

Fonte: Gedeon Campos e Juliana Fulquim