Educação e SAMU realizam palestra sobre primeiros socorros

Postado em: 04/05/2022

A ação teve como foco orientar equipes gestoras sobre como atuar em eventuais de acidentes no ambiente escolar 

Preocupada em garantir a integridade física dos estudantes e servidores e em prevenir maiores riscos em eventuais casos de acidente no ambiente escolar, a Secretaria Municipal de Educação de Aparecida de Goiânia (SME) e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) promoveram nesta terça-feira, 03, um dia de formação com o tema Prevenção em Primeiros Socorros. O evento foi direcionado às equipes diretivas das 123 unidades escolares que compõem a rede de ensino aparecidense. 

A formação aconteceu no auditório do AparecidaPrev, que fica localizado no Setor Célia Maria, lado leste do município. Na ocasião, os participantes foram instruídos sobre como proceder em casos de acidentes. Receberam também orientações acerca dos encaminhamentos necessários de acordo com cada caso. Além disso, foram advertidos quanto aos riscos decorrentes de comportamentos corriqueiros de pessoas que, via de regra, costumam minimizar a gravidade de uma lesão.   

A palestra foi uma iniciativa da Subcoordenadoria de Apoio ao Servidor, órgão vinculado ao setor de Recursos Humanos da SME. Responsável pela ação, Sarah Cecília Alves Ferreira justifica que a formação reflete a preocupação da rede em atender a Lei Federal 13.722/2018 (Lei Lucas), que determina a capacitação em práticas de auxílio imediato e emergencial como uma medida preventiva para diminuir riscos de fatalidades em casos de acidente. “Diante dos recentes acontecimentos divulgados pela mídia, de acidentes envolvendo alunos em momentos recreação ou em atividades diversas, a SME entendeu ser necessário adotar uma medida preventiva, capacitando as escolas com orientações sobre os primeiros socorros”, argumentou. 

Conforme apontou a enfermeira Danielly Silvério Bitencourt e Castro, diretora geral do SAMU em Aparecida de Goiânia, a maioria dos acidentes que acontecem com crianças ocorre no ambiente doméstico e no ambiente escolar. Segundo adverte, grande parte dos acidentes são preveníveis, o que acentua ainda mais a importância dos servidores saberem atuar tanto na prevenção, quanto na ação diante de eventuais casos. “Acreditamos que saber como proceder diante de um acidente de baixa, média ou alta complexidade e qual encaminhamento é necessário pode fazer a diferença na garantia da preservação da integridade física da pessoa envolvida”, assegurou. 

Diretor da Escola Municipal Pontal Sul, o professor Luiz Fábio Barreto Silva enalteceu a importância da formação e comentou que pretende replicar as informações nos momentos de planejamento pedagógico, a fim de alcançar todos os servidores que compõem sua equipe escolar. “Na escola, assim como em qualquer outro local, ocorrem acidentes e demais casos de saúde, o que torna essa formação ainda mais relevante é a oportunidade de salvar vidas com as informações aqui adquiridas”, arrematou o gestor.

Fontes: Gedeon e Juliana Fulquim

Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park
CEP: 74.968-500
Horário de Funcionamento:
08h as 11h30 - 13h as 17h30
Telefone: (62) 3545-5800 / 3545-5801

educacao@aparecida.go.gov.br
Telefone: (62) 3545-5949

Rua 04 com Rua 05, Qd. JA, Área Pública S/N, Setor Araguaia, CEP: 74981-040

RECEBA NOTÍCIAS NO SEU EMAIL