Educação de Aparecida promove seminário sobre inclusão escolar

Publicado em: 01/12/2022

Além das palestras, as escolas expuseram os trabalhos realizados pelos alunos durante o ano de 2022 

Durante todo o dia da última quarta-feira, 30, a Secretaria Municipal de Educação discutiu sobre as políticas  públicas e inclusão escolar no Seminário Municipal de Educação Especial. Com o tema “Políticas Públicas e Práticas Educacionais: momentos de diálogos sobre o atendimento especializado”, o evento aconteceu no Auditório da UNIFAN, Jardim Esmeralda, e foi aberto para professores e entidades que lidam com a educação especial. 

A abertura do evento contou com a apresentação da Banda Sinfônica do Município, sob a regência do maestro Francinaldo Rodrigues,  e com a exibição de uma  dança realizada pelos  alunos da Escola Municipal Nova Olinda, que são atendidos pela inclusão escolar. “Discutir sobre os avanços da educação inclusiva e ter um olhar sensível às demandas deste público faz parte das diretrizes da Rede Municipal de Educação de Aparecida de Goiânia”, comentou por ocasião da abertura o secretário de educação, professor Divino Gustavo. 

Pelo período da manhã, aconteceu  uma roda de conversas com diversas autoridades da área, incluindo professores da Rede Municipal de Educação, membros da Associação dos Autistas, da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e da Associação dos Familiares e Amigos de portadores de Doenças Graves (AFAG). 

O segundo momento do evento foi marcado por palestras ministradas por profissionais da área da Educação Inclusiva. Uma das falas do seminário ficou por conta da professora de Atendimento Educacional Especializado (AEE), Márcia Magali,  que atua na Rede Municipal de Educação de Aparecida de Goiânia e é lotada na Escola Municipal Túlio Costa, Setor Pontal Sul II. 

Conforme explicou a Coordenadoria de Inclusão Escolar da SME, os temas abordados foram de suma importância porque trataram das vivências pedagógicas envolvendo o atendimento aos estudantes da Educação Especial, como por exemplo a flexibilização curricular e o uso de metodologias diferenciadas na Rede Municipal de Ensino. “Idealizamos o seminário para fechar o ano letivo de 2022, mostrando as atividades realizadas pelas escolas e para demonstrar como estamos, na prática, trabalhando para atender nossos alunos da rede que possuem algum tipo de deficiência”, pontuou a coordenadora de Inclusão Escolar da SME, professora Wuelta Coeles.

Na opinião de Guiomar da Silva, que é professora de Atendimento Especial Especializado (AEE), lotada na Escola Municipal Satélite São Luiz, o evento é um momento importante para mostrar para a comunidade os avanços da educação inclusiva em Aparecida. “Hoje temos 41 salas de AEE na rede e todas as nossas escolas têm pelo menos um professor de apoio, o que mostra que estamos trilhando o caminho para termos uma educação que consolide o ensino e aprendizagem  de nossos alunos”, concluiu.

Fonte: Gedeon Campos e Juliana Fulquim

Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park
CEP: 74.968-500
Horário de Funcionamento:
08h as 11h30 - 13h as 17h30
Telefone: (62) 3545-5800 / 3545-5801

educacao@aparecida.go.gov.br
Telefone: (62) 3545-5949

Rua 04 com Rua 05, Qd. JA, Área Pública S/N, Setor Araguaia, CEP: 74981-040

RECEBA NOTÍCIAS NO SEU EMAIL