Educação de Aparecida inicia ano letivo em 22 de janeiro

Postado em: 22/01/2024

O ano letivo de 2024 conta com cerca de 60 mil alunos matriculados em 131 unidades escolares da Rede Municipal. Estudantes receberão uniformes, com calças, shorts, camisetas e tênis

Em Aparecida de Goiânia, esta segunda-feira, 22, foi de começo de aulas para cerca de 60 mil estudantes matriculados nos Cmeis, nas Escolas Municipais e em entidades conveniadas com a Prefeitura. A abertura oficial do ano letivo aconteceu às 7h da manhã na Escola Municipal Parque Santa Cecília, Jardim Bonança, na presença da secretária de Educação, professora Idelma Oliveira, e do prefeito Vilmar Mariano que, na ocasião, fez a entrega simbólica dos kits de uniformes escolares que começam a chegar às escolas a partir desta terça-feira.

Para uniformizar as crianças da Educação Infantil e os estudantes do Ensino Fundamental, a Prefeitura de Aparecida investiu valores que ultrapassam a casa dos sete milhões de reais. A novidade é que, além de calças, shorts, saias e blusas, que tradicionalmente compõem os uniformes, a Prefeitura adquiriu também tênis, que pretende distribuir para todos os estudantes. “É um investimento que a Prefeitura faz e que vale a pena, porque contribui com a vida financeira das famílias, que não precisam investir na compra de roupa para que a criança possa frequentar as unidades escolares”, destacou.

Ronice Maria, que é gestora da unidade escolar, explicou que a uniformização não tem apenas uma função social. Segundo ela, as crianças devidamente uniformizadas facilitam a atuação dos servidores no reconhecimento imediato e no controle daqueles que acessam diariamente as dependências da escola. “A nossa escola tem mais de 900 crianças. Conseguir identificá-las pela uniformização facilitará o nosso trabalho no dia a dia”, comentou.  

Com 13 anos de idade e matriculada no 8º ano, a estudante Maria Clara falou de suas expectativas para 2024 e disse que acredita que este seja um ano de paz nas escolas e de bastante aprendizado para os alunos. Comentando sobre a importância da entrega dos uniformes, ela destacou que é uma forma da escola se organizar melhor. “Além de contribuir com a organização dentro da escola, o uniforme é como uma identidade para o aluno”, afirmou.  

A auxiliar de produção, Lucimar Paulino, de 44 anos, mora nas imediações da unidade escolar e possui um filho que está matriculado no 9º ano na escola Santa Cecília. “Meu filho está na última série do fundamental. Espero que ele aprenda muito e que se desenvolva bastante e já possa ir fazendo sua escolha para sua vida profissional”, pontou. 

A professora Idelma Oliveira, titular da pasta da Educação, ressaltou que, para o ano letivo de 2024, as equipes pedagógicas da Secretaria Municipal de Educação (SME) terão como foco a melhoria dos resultados da aprendizagem e, para isso, priorizará dois eixos básicos, que são a leitura e a escrita. “Entendemos que o trabalho com a leitura e escrita está na base da organização de todo o desenvolvimento das ações de ensino e aprendizagem. Portanto, é fundamental potencializar essas habilidades no estudante”.

A secretária de Assistência Social e primeira-dama, Sulnara Santana, também esteve presente na solenidade e falou da importância da escola para a transformação da sociedade. “Os servidores da Educação vêm prestando um serviço de excelência para a sociedade aparecidense. Esse trabalho refletirá num amanhã melhor, com uma sociedade mais justa”, concluiu.

A Rede Municipal de Educação de Aparecida contará este ano com 131 unidades escolares na oferta da Educação Infantil e das duas fases do Ensino Fundamental. Além dos 33 Cmeis, 56 Escolas Municipais e cinco Emeis, mantém convênio com 37 entidades conveniadas com a Prefeitura. Para este ano, a fim de garantir a  segurança dos alunos e a tranquilidade dos pais, será mantido o programa Escola Segura, com os serviços de Ronda Escolar realizados pela Guarda Civil Municipal (GCM), que também realizará, ao longo do ano letivo, palestras sobre segurança, bullying e violência.  Outra parceria que será mantida é com a Secretaria Municipal de Trânsito de Aparecida (SMTA) na realização de monitoramento do trânsito nas imediações das unidades de ensino. 

Participaram do evento o deputado estadual Veter Martins (Patriota),  os vereadores Marcos Miranda (Republicanos) e Camila Rosa (PSD) e os secretários municipais Tia Deni (Políticas para a Mulher), Brunna Lomazzi (Transparência), Pollyana Oliveira (Governo), Marlúcio Pereira (Habitação) e Divino Ajax (Articulação Metropolitana). 

Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park
CEP: 74.968-500
Horário de Funcionamento:
08h as 11h30 - 13h as 17h30
Telefone: (62) 3545-5800 / 3545-5801

educacao@aparecida.go.gov.br
Telefone: (62) 3545-5949

Rua 04 com Rua 05, Qd. JA, Área Pública S/N, Setor Araguaia, CEP: 74981-040

RECEBA NOTÍCIAS NO SEU EMAIL