Conselho de Educação homenageia escolas particulares e conveniadas

Postado em: 30/09/2022

Foram homenageadas 84 instituições de ensino, que receberam moção de aplausos pelo trabalho realizado na educação durante período da pandemia

Na noite desta quinta-feira, 29, o Conselho Municipal de Educação de Aparecida de Goiânia (CME) realizou uma moção de aplausos em homenagem às escolas particulares e entidades conveniadas ao Município. O evento aconteceu na escola Araguaia com a presença de autoridades, representantes das escolas homenageadas, membros do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Goiás (SINTEGO) e do Conselho Estadual de Educação de Goiás.

A Banda Sinfônica do Município, sob regência do maestro Francinaldo Rodrigues, fez a abertura da solenidade. A presidente do CME, professora Doralice França, justificou que a ocasião foi proposta como uma forma de reconhecer o trabalho desenvolvido por essas instituições educacionais durante a pandemia. “Mesmo diante das inúmeras dificuldades enfrentadas a partir de 2019, quando as escolas precisaram fechar suas portas para as atividades presenciais, perdendo alunos, se endividando e vivendo o pesadelo da perda de pessoas queridas do trabalho e da família, ainda assim, eles não desistiram da educação”, comentou.

Representando o Conselho Estadual de Educação de Goiás, em seu discurso, o professor Manuel Barbosa apresentou dados preocupantes sobre as consequências que a pandemia causou na educação brasileira. Segundo ele, foram realizadas dezenas de reuniões para decidir sobre o fechamento das escolas. Tiveram que lidar com o desespero de muitos empresários do ramo educacional, por conta dos prejuízos financeiros e do baixo rendimento de aprendizado dos alunos, pois, submetidos ao Regime de Aulas Não Presenciais (REANP), não conseguiam acompanhar as aulas com a mesma qualidade. “Estamos falando da maior catástrofe na educação dos últimos anos. Para se ter uma noção, somente em Goiás deixaram de ser alfabetizadas na idade certa. Se falarmos em termos de país, alcançamos o número estrondoso de um milhão de crianças que ainda não aprenderam a ler e escrever”, pontuou.

Durante o evento, foram homenageadas 84 escolas. Destas, 29 possuem convênio com o Município de Aparecida de Goiânia. O secretário da pasta da Educação Municipal, professor Divino Gustavo, na ocasião, representando o prefeito Vilmar Mariano, lembrou que o Poder Público e a rede conveniada mantêm uma relação interessante que se dá como uma via de mão dupla. “As escolas particulares ajudam a desafogar a demanda por vagas e, em contrapartida, a Prefeitura contribui com a receita dessas instituições, direcionando a elas os alunos que não dispuseram de vagas nas nossas escolas e CMEIs”, destacou.

Alanan Marques, que é proprietária do Colégio Caminho das Letras, Conjunto Parque das Nações, e atende mais de 400 crianças por meio de convênio com o Município, se disse emocionada ao receber a homenagem por parte do CME. “Não tem sido fácil. Nós temos trabalhado bastante para tentar diminuir as dificuldades que as crianças vêm apresentando depois do retorno às atividades presenciais. Mas estamos confiantes que o nosso trabalho está sendo reconhecido pela sociedade e que vamos passar por essa etapa com a certeza de um futuro melhor”, arrematou.

Fonte: Gedeon Campos e Juliana Fulquim