Alunos da Nova Olinda e agentes de trânsito da SMTA realizam blitz educativa

Postado em: 04/10/2023

Ação envolveu entrega de panfletos e orientação aos condutores feita pelos alunos da unidade escolar

Para os estudantes da Escola Municipal Nova Olinda as aulas desta quarta-feira, 04, começaram de modo diferente. Por volta das 6h30 da manhã, quando a movimentação de veículos pelo perímetro torna-se mais intensa, eles já estavam a postos e, juntamente com os agentes de trânsito da SMTA, realizaram uma blitz educativa nas imediações da unidade escolar. 

A ação faz parte de um projeto que a escola desenvolveu ao longo do mês de setembro com foco na humanização das relações no trânsito. Com o título “Trânsito melhor todos os dias”, os alunos do 5º ano participaram de leituras, palestras e realizaram ações pedagógicas diversificadas. Além da produção de cartazes e maquetes evidenciando o tema, numa ação multiplicadora, os estudantes realizaram oficinas para as crianças do 1º ano.  

A blitz desta manhã é a culminância do projeto escolar e foi realizada sob a supervisão dos professores e dos agentes de trânsito da SMTA que atuam no Programa Trânsito Educativo. Durante o período, os alunos distribuíram folhetos explicativos e os agentes de trânsito reforçaram as orientações passadas aos condutores pelos estudantes. Foi o que fizeram, por exemplo, as estudantes Carolina Barbosa, 10, e Isabela Souza, 8, do 5º e do 2º ano, respectivamente. Junto com os panfletos que entregavam aos motoristas, faziam as recomendações sobre a importância do respeito às normas de trânsito com a finalidade de tornar mais harmoniosa a relação entre condutores e pedestres. “O trânsito é uma forma de organização para evitar acidentes”, comentaram. 

Para o diretor da unidade escolar, professor Marcos Acácio, a atividade desta quarta mostra que a escola se importa com as demandas educativas da sociedade e as traz para a sala de aula, inserindo os temas numa perspectiva transversal ou multidisciplinar. “No caso do trânsito, no mês de setembro, temos no calendário escolar uma semana voltada para a realização de trabalhos pedagógicos com foco na temática. Hoje encerramos o projeto e esperamos ter contribuído para construir um trânsito melhor e mais humanizado”, enfatizou.

Elias Santos, que é agente de trânsito da SMTA, é um entusiasta do trabalho de conscientização realizado nas unidades escolares. Ele comenta que, quanto mais cedo iniciar o processo de sensibilização das pessoas, mais eficazes podem ser os resultados. “Quando a criança se envolve em ações como essa que está acontecendo hoje, ela se torna uma pessoa vigilante dela e da família, o que ajuda significativamente na diminuição dos problemas de trânsito”, concluiu.

Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park
CEP: 74.968-500
Horário de Funcionamento:
08h as 11h30 - 13h as 17h30
Telefone: (62) 3545-5800 / 3545-5801

educacao@aparecida.go.gov.br
Telefone: (62) 3545-5949

Rua 04 com Rua 05, Qd. JA, Área Pública S/N, Setor Araguaia, CEP: 74981-040

RECEBA NOTÍCIAS NO SEU EMAIL