Educação entrega material didático sobre ensino da África e cultura africana

Postado em: 10/06/2021

A Secretaria Municipal de Educação (SME) de Aparecida de Goiânia iniciou, nesta quinta-feira, 10, a distribuição de material didático sobre o ensino de História da África e da Cultura Africana. A solenidade de entrega simbólica do material aconteceu às 14h30, na Escola Municipal Serra das Areias, na Vila Delfiori e contou com a presença do secretário da pasta de Educação, Divino Gustavo.

Todo o material didático foi custeado e produzido pela Fundação Palmares, que repassou os kits à Rede Municipal de Educação de Aparecida (RME) em forma de doação. No total, são 1.250 livros que tem como título “O que você sabe sobre a África?” e mais de 3,6 mil revistas Coquetel produzidas pela Editora Ediouro, por encomenda do Ministério da Educação. O livro tem em sua revisão técnica a assinatura do professor José Rivair Macedo, importante historiador da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFGRS), autor de diversos livros na área e coordenador do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros, Indígenas e Africanos.

O kit de material didático é consumível, ou seja,  não precisa ser devolvido, e chegará às mãos dos alunos do 4º e 5º anos das escolas municipais Antônio Alves Neto (Jardim Riviera), Camila Scaliz Figueiredo (Setor Expansul), Serra das Areias (Vila Delfiori), além das EMEIs Monteiro Lobato (Jardim Tiradentes) e Wilsonina de Fátima (Setor Independência Mansões).

De acordo com a Superintendência de Ensino da SME, as escolas que contarão com os kits fazem parte do conjunto de unidades educacionais da RME que têm em seu público estudantes de quilombos urbanos, como no caso da Serra das Areias, que recebe alunos que moram no conjunto quilombola da Vila Delfiori, e da Camila Scaliz, localizada no Expansul, bairro no qual se registra um número significativo de imigrantes haitianos.

Para o coordenador de Igualdade Racial da Prefeitura de Aparecida de Goiânia, André Luiz, a consciência das temáticas das comunidades e população negra se faz necessário para o entendimento da condição do negro dentro da história do Brasil. “A valorização do negro faz parte da evolução do processo histórico do Brasil, é importante que as crianças cresçam com esta consciência”, avaliou. 

Moradora do Vila Romana, Gislene Gabriel Gonçalves, 38, se fez presente na entrega do material para acompanhar  a filha Isadora Gabriel Santos, 10, aluna do 5° ano da escola Serra das Areias. Na ocasião, mãe e filha comentaram sobre a importância das escolas receberem o livro tratando dos povos e cultura africana. “Com o livro vamos aprender mais sobre nossa própria vida, ampliar nosso conhecimento e isso irá nos ajudar a afirmar nossos valores para nós mesmos e para os outros”, comentaram.

O ensino da História da África e da Cultura Africana está previsto na Lei 10.639/03 e, neste sentido, a proposta do material didático é o de disseminar conhecimentos sobre a história e culturas no povo do continente africano e sobre a presença dos povos de cultura afro em diferentes partes do mundo, com abordagem especial sobre os afro-brasileiros. “O livro didático e a revista irão contribuir na promoção da cidadania, debatendo noções de valores e de respeito à diversidade por meio de uma linguagem acessível e lúdica”, concluiu a superintendente de Ensino da SME, Idelma de Oliveira. 

Fonte: Gedeon Campos e Juliana Fulquim

Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park
CEP: 74.968-500
Horário de Funcionamento:
08h as 11h30 - 13h as 17h30
Telefone: (62) 3545-5800 / 3545-5801

educacao@aparecida.go.gov.br
Telefone: (62) 3545-5949

Rua 04 com Rua 05, Qd. JA, Área Pública S/N, Setor Araguaia, CEP: 74981-040

RECEBA NOTÍCIAS NO SEU EMAIL