Educação encerra semestre com palestra sobre retomada da felicidade

Postado em: 29/06/2021

Na noite desta segunda-feira, 28, a Secretaria Municipal de Educação de Aparecida de Goiânia (SME) promoveu para servidores, alunos e pais de alunos matriculados nas escolas, CMEIs e entidades conveniadas com o município a palestra da professora Gláucia Yoshida com o tema “Felicidade: as possibilidades da retomada dos sonhos”. O evento aconteceu entre 19h e 20h20 com transmissão pela plataforma YouTube na página Educação de Aparecida e marca o encerramento deste primeiro semestre letivo de 2021.

Na abertura do encontro, a professora Fernanda Laura, que preside o Comitê de Retorno às Aulas Presenciais, destacou os eventos promovidos pela SME que, vinculados ao contexto de pandemia, têm servido para dar suporte aos alunos, pais e servidores da Educação. “Só na área de psicologia, esta já é a terceira palestra realizada neste primeiro semestre”, enumerou.

O secretário de Educação, professor Divino Gustavo, que aproveitou a ocasião para agradecer o empenho dos servidores lotados em escolas, CMEIs e na própria sede da SME, falou do peso que tem a temática para o momento vivido pela sociedade e, sobretudo, no caso das famílias dos alunos matriculados nas unidades educacionais da rede municipal. “Estamos vivendo momentos difíceis, de muita angústia, de muita tristeza e dor. Mas é importante também pensar na perspectiva da felicidade como forma de superação e de encontrar soluções”, destacou.

Gláucia Yoshida é professora e coordenadora de graduação e pós-graduação, além de editora executiva da Revista Científica BSSP. Tem doutorado em Ciências da Educação e especialidade em áreas como Psicanálise, Inteligência Multifocal e Psicologia Positiva, entre outras.

Durante a ministração, a palestrante enfatizou a importância de se valorizar o presente como forma de ressignificar a vida. Falou dos impactos causados pela produção midiática na rotina das pessoas, recomendando filtrar o que é veiculado pelos meios de comunicação como forma de evitar prejuízos emocionais. “Estamos bombardeados por conteúdos que podem prejudicar nossa saúde mental”, observou a professora, destacando que os profissionais que trabalham com a educação, pelo fato de cuidarem de pessoas, precisam estar bem emocionalmente.

A palestra girou em torno das vertentes abordadas pela Psicologia Positiva, que sublinha a necessidade de se estimular nos indivíduos condições para o seu pleno desenvolvimento e orientou alguns passos que, dentro da corrente em questão,  considera importantes noções para a consolidação do caráter positivo nas pessoas. “A escola,  por sua natureza, precisa ser uma instituição positiva onde as crianças precisam frequentar com alegria, os professores precisam estar felizes. Isso será muito importante na retomada das aulas presenciais”, salientou.

Com 1,4 mil visualizações só nas primeiras horas, a palestra segue disponível para acesso na página Educação de Aparecida, na plataforma YouTube.

Fonte: Gedeon Campos